Luva inteligente converte linguagem de sinais para a língua falada e escrita

Por Redação | 05 de Outubro de 2015 às 08h25

A designer saudita e estudante da Universidade de Londres Hadeel Ayoub desenvolveu um protótipo de "luva inteligente" capaz de traduzir a linguagem de sinais para a língua falada e escrita, facilitando a comunicação de deficientes de fala e auditivos com pessoas que não dominam a linguagem especial.

A Sign Language Glove, como foi batizada, funciona sem fios, interpreta o movimento dos dedos e os transmite para um dispositivo móvel, como um smartphone ou um tablet, que traduz tudo para texto ou áudio. O protótipo utiliza cinco sensores internos, um em cada dedo da mão, enquanto um acelerômetro rastreia a posição da mão do usuário. A designer também desenvolveu o software que acompanha o produto, capaz de fazer a tradução dos gestos para palavras.

Sign Language Glove

Como é a construção da "luva inteligente" (Reprodução: Divulgação)

Por enquanto, o produto ainda não está à venda, mas a designer continua aperfeiçoando o protótipo para que, num futuro próximo, seja possível lançar a novidade no mercado. Ayoub mantém um Tumblr atualizado com o progresso dos estudos e do desenvolvimento de uma nova versão da luva, que deverá ter conexão Wi-Fi e enviar mensagens de texto e e-mails.

Fonte: Motherboard