Jovem cria despertador que acorda pessoa na base do tapa

Por Redação | 13 de Novembro de 2015 às 08h29

O botão soneca dos despertadores já pode ser considerado uma praga moderna. Afinal, com um único toque na tela do celular, você desativa o despertador e se atrasa por completo. É a versão digital daqueles cinco minutinhos a mais que sempre fazem com que você perca a hora. No entanto, e se alguém decidisse usar a tecnologia para fazer algo no sentido inverso, ajudando as pessoas a saírem da cama na hora certa?

Pois foi exatamente isso que a jovem Simone Giertz decidiu fazer com o chamado The Wake-Up Machine. Como o próprio nome sugere, trata-se de um despertador que vai forçá-lo a acordar da pior maneira possível: na base do tapa. Para isso, ela montou toda uma estrutura especial e acoplou um braço de borracha que estapeia o dorminhoco na hora programada.

Parece algo retirado de desenhos animados, mas a invenção traz toda uma complexidade bem interessante em sua construção. Giertz explica que usou um relógio antigo e, ao observar o seu funcionamento, percebeu que poderia se aproveitar de um pequeno botão que ativava o despertador para integrá-lo à Arduino UNO e fazer algo diferente que a obrigasse a sair da cama. Assim, ele usou um pequeno motor de 165 rpm para fazer a rotação e a mágica estava pronta.

Mas a parte que realmente importa da explicação não são os equipamentos que ela utilizou para montar essa geringonça, mas o modo como ela funciona. Como pode ser visto no vídeo que a jovem inventora trouxe, a máquina de dar tapas realmente funciona — embora ainda necessite de alguns ajustes. A estrutura utilizada por ela para segurar a mão e proteger os demais equipamentos é bastante frágil, o que faz com que tudo pareça estar prestes a desmontar a qualquer momento. Além disso, a própria mão parece não aguentar muito tempo aos tapas, o que faz com que a brincadeira seja quase que de uso único.

Contudo, a parte mais preocupante da invenção é com a segurança. No próprio vídeo é possível ver que o cabelo de Giertz ficou preso no motor e, apesar da situação ali ter sido apenas cômica, esse pequeno incidente poderia ganhar proporções bem maiores em um piscar de olhos. Então, por mais divertido que isso pareça, cuidado na hora de replicar em casa — ainda mais se você tiver cabelo comprido.

Via: Boing Boing

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.