Japan Airlines utiliza HoloLens para treinar equipe de voo

Por Redação | 22 de Abril de 2016 às 13h55

O treinamento é um dos setores mais importantes dentro das empresas, visando aumentar a capacidade e as habilidades de seus colaboradores, sejam técnicas ou intelectuais. O objetivo é se destacar no mercado por meio da oferta de serviços de qualidade, e para isso as equipes devem estar preparadas e atualizadas para lidar com todos os desafios do dia a dia.

Diversos métodos podem ser utilizados para a melhoria do time de funcionários, como aulas teóricas e práticas. Para isso, vários recursos são empregados, desde materiais impressos, vídeos, simulações, até o uso de tecnologias mais avançadas, como headsets. É isso mesmo! A Japan Airlines, companhia de aviação japonesa, anunciou recentemente que utilizará o HoloLens, headset de realidade aumentada da Microsoft, no treinamento de seus colaboradores.

O uso do dispositivo na capacitação dos trabalhadores tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre todos os setores das aeronaves, desde os serviços de manutenção até os painéis de comando dos aviões. A tecnologia será útil por permitir que cada parte das aeronaves seja explorada de forma detalhada e de qualquer ângulo.

Para a equipe da cabine, por exemplo, cada botão poderá ser visto em 360º, grande avanço diante do antigo método, que se baseava em materiais educativos impressos. Já para as equipes de manutenção, o uso do HoloLens facilitará o conhecimento e reconhecimento das peças, como o motor dos aviões, por exemplo, fazendo com que o colaborador em treinamento tenha acesso total ao mecanismo de funcionamento e à sua composição.

A Japan Airlines havia considerado o uso do Oculus Rift para a implantação da inovação, mas acabou optando pelo protótipo da Microsoft por permitir que o usuário se movimente livremente durante o treinamento, afinal, o HoloLens não necessita um computador para funcionar e dispensa o uso de fios.

A novidade prova que o uso dos headsets ultrapassa em muito o uso para diversão, mostrando-se capaz de fazer a diferença em serviços de extrema complexidade, como a aviação.

Fonte: MSPoweruser

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.