iPod Shuffle pode ser descontinuado em breve

Por Redação | 08.01.2015 às 16:19

Os fãs dos MP3 players, uma categoria de aparelhos que, para muita gente, está chegando ao fim, devem lidar agora com mais uma notícia negativa. Sem aviso nem alarde, o iPod Shuffle começou a desaparecer das lojas nos Estados Unidos, tanto físicas quanto online, indicando um esvaziamento de estoques que já está deixando muita gente com a pulga atrás da orelha.

Mas primeiro, vamos aos fatos. De acordo com o site 9to5Mac, a Apple informou nesta semana aos funcionários de suas lojas físicas que os consumidores interessados em adquirir o iPod Shuffle deveriam ser instruídos a realizar a compra pela loja online da empresa, uma vez que os estoques para os estabelecimentos estariam praticamente esgotados. A mudança acontece por período indeterminado, mas a companhia teria afirmado que essa indisponibilidade não deve durar muito tempo.

O problema é que mesmo na Apple Store online é difícil adquirir o dispositivo com entrega imediata. Ao contrário dos envios em um ou dois dias úteis, que são tradição, os consumidores estão sendo informados que o frete de um iPod Shuffle pode levar até 10 dias úteis. Essa situação ocorre apenas para o pequeno aparelho, enquanto nas outras versões do player a previsão de frete permanece a mesma de sempre.

E é aí que entra a fase dos rumores, com muita gente já pensando que uma queda brusca nos estoques pode significar que o aparelho está sendo descontinuado, e que as unidades produzidas antes disso acabaram antes do previsto pela Apple. Isso pode muito bem ser verdade, mas a situação também pode significar apenas problemas na produção dos dispositivos ou até mesmo a iminência de uma nova edição do player.

O que ninguém discute é que as vendas de iPods vêm caindo ano após ano depois da chegada de iPhones e iPads que já trazem a função de player integrada. Em vez de comprar um aparelho especificamente para ouvir músicas, os usuários estariam preferindo dispositivos com tudo isso e muito mais, o que já teria levado ao fim da versão Classic do equipamento, por exemplo.

Por enquanto, tudo não passa de especulação. Oficialmente, a Apple não falou no assunto.