HoloLens versus Oculus Rift – a batalha começou

Por Redação | 01 de Abril de 2016 às 13h56

Como era de se esperar, já está havendo disputa para saber qual é o melhor headset: o Oculus Rift ou o HoloLens da Microsoft. Apesar de ambos os dispositivos serem óculos que atuam sobre a realidade, as suas funções são diferentes. Enquanto o Oculus Rift proporciona uma experiência de realidade virtual (VR), o HoloLens trabalha com a realidade aumentada (AR).

Basicamente a diferença é que o Oculus Rift proporciona a imersão em games, ou seja, em um ambiente criado, e para isso necessita de um PC com alguns requisitos mínimos para seu funcionamento. Já o hardware da Microsoft faz com que o usuário tenha uma experiência no mundo real, mas com elementos 3D que invadem a realidade, e para isso já conta com um computador embutido.

Jan Kamps, colaborador do TechCrunch, publicou uma matéria com a sua opinião sobre os dois dispositivos, deixando clara a sua preferência pelo HoloLens por alguns motivos. Kamps tem uma preferência pela experiência de realidade aumentada, e por isso não vê muito sentido na imersão em uma realidade virtual. Utilizando o aparelho da Microsoft, Kamps se surpreendeu pelo fato da AR ser social e colaborativa no mundo real, e por isso considera a experiência muito mais natural, justamente por atuar com elementos que se inscrevem no ambiente real.

Outra questão destacada foi o preço, apesar de Kamps deixar claro que este não foi um fator de relevância em sua análise. Enquanto o Rift custa US$ 600,00, o HoloLens pode ser adquirido por US$ 3000,00. A diferença exorbitante de valor fica clara pelo fato de o hardware da Microsoft possuir um computador completo, ao contrário do Rift, que depende de um aparelho externo, conforme dito anteriormente.

Pensando que as propostas do Oculus Rift e do HoloLens são diferentes, fica difícil a eleição de um melhor headset. Talvez seja mais simples considerar que cada um deles seja ótimo dentro do que se propõe: o Rift em um ambiente virtual e o HoloLens no ambiente real.

O que você prefere?

Fonte: TechCrunch

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.