Google e Huawei se juntam para criar concorrente para o Raspberry Pi

Por Redação | 28 de Abril de 2017 às 17h17
photo_camera HiKey 960

O Raspberry Pi é um computador de placa única versátil e capaz de ser transformado em basicamente qualquer coisa, desde que você saiba como programar. O sucesso deste pequeno notável é tamanho que Google e Huawei se uniram para criar um rival para ele, o HiKey 960.

O novo equipamento vai rodar Android e servir como alternativa para programadores que não querem recorrer à arquitetura x86, da Intel, para criar sistemas ARM. O gadget contará com processador Kirin 960 de oito núcleos, da Huawei, com quatro núcleos Cortex-A73 de alta intensidade e outros quatro Cortex-A53 de baixa intensidade.

Além disso, a placa criada em conjunto pelas duas companhias conta ainda com 3 GB de memória RAM, GPU Mali-G71 com suporte para resolução 4K e 32 GB para armazenamento. Apesar da placa gráfica ser capaz de transmitir em 4K, o HiKey 960 terá apenas uma saída HDMI 1.2a, o que limita a resolução a 1080p.

E o Linux?

Apesar de rodar Android, o novo computador de placa única também terá suporte para rodar outros sistemas operacionais Linux, o que é uma excelente notícia. Assim, o dispositivo se mostra capaz de seduzir programadores não apenas de Android, mas também de outras plataformas, além, é claro, de quem deseja usar a ferramenta para automatizar um sem fim de coisas.

O HiKey 960 será lançado em maio inicialmente nos Estados Unidos por US$ 239 (cerca de R$ 760). Apesar de não confirmar uma data exata, o Google garante que o gadget chega também à Europa e ao Japão no futuro. Não há qualquer informação sobre o lançamento do aparelho aqui no Brasil.

Via PC World

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!