Gadget Sunscreenr mostra áreas do corpo que estão protegidas contra raios UV

Por Redação | 24 de Julho de 2016 às 23h32

Em apenas 15 minutos, os raios ultravioletas emitidos pelo sol são capazes de provocar queimaduras na pele sem proteção, e a única forma de evitar isso é usar constantemente protetores solar, que bloqueiam ou absorvem esses raios. No Brasil, os casos de câncer de pelo cresceram 55% nos últimos dez anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

Pensando nessa vulnerabilidade, a startup Voxelight desenvolveu o Sunscreenr, um gadget que detecta as áreas do corpo que estão devidamente protegidas e onde não há proteção.

Sunscreenr
Sunscreenr

A tecnologia a serviço da saúde é sempre bem-vinda, ainda mais quando ela cabe no bolso. O Sunscreenr traz uma câmera de 1,3 megapixels que mede a quantidade de raios UV refletidos pela pele do usuário, indicando as áreas que estão protegidas e as vulneráveis. Quando o visor está preto, é porque há protetor solar na pele. Quando mostra o tom da pele, significa que os raios não estão sendo refletidos, logo não há proteção. O dispositivo ainda grava até 30 segundos de vídeo, permitindo que o usuário confira com mais atenção as áreas que podem ter passado despercebidas.

Sunscreenr

O projeto já completou sua captação no Kickstarter e está em fase de produção. Inicialmente, a ideia era desenvolvê-lo como um módulo para smartphones, mas percebeu-se que as telas dos celulares não são ideais sob o sol e haveria o risco de ser danificado por areia e água. Assim, o Sunscreenr ganhou seu design final emborrachado e fácil de transportar.

Atualmente, o Sunscreenr custa US$ 109, mas a empresa acredita que, com a adesão do público e produção em larga escala, o preço poderá cair para US$ 20.

Fonte Mashable

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.