Dispositivo portátil mostra as calorias dos alimentos antes de você comê-los

Por Redação | 13 de Janeiro de 2016 às 06h30

Curioso para saber quantos carboidratos e calorias estão escondidos no seu prato? Pois saiba que já existe um novo gadget que promete revelar o valor nutricional de sua refeição por meio da digitalização de sua composição química.

A startup francesa DietSensor aproveitou a Consumer Electronics Show (CES) 2016 para apresentar um dispositivo que possui um sensor molecular chamado SCiO. Ele funciona conectado via Bluetooth e é a mesma tecnologia que os cientistas usam para analisar amostras de rochas ou que algumas autoridades usam para analisar substâncias questionáveis. O dispositivo utiliza a espectrometria de infravermelho próximo (a análise de como as moléculas da amostra interagem com a luz) para determinar a composição química dos alimentos e bebidas.

Seu funcionamento é bem simples: basta aproximar o scanner portátil da comida que deseja analisar e, em seguida, o aplicativo da DietSensor, que deve estar instalado em seu smartphone, pode ser usado para tirar uma foto da comida a fim de julgar seu volume. Por fim, ele mostra na tela do telefone estimativas sobre o valor nutricional do alimento que você acabou de digitalizar.

Embora isso possa parecer a ferramenta dos sonhos para a galera fitness, a SCiO é destinada principalmente a ajudar as pessoas com condições como diabetes ou doenças cardiovasculares a manter um olhar atento sobre a sua dieta.

O scanner será vendido no site da DietSensor por US$ 249 para clientes dos Estados Unidos e Canadá. Já o aplicativo correspondente é disponibilizado para download gratuitamente, mas requer uma taxa mensal de US$ 10. Por enquanto, os interessados no gadget podem se inscrever na lista de espera para interessados no produto.

Com informações do Business Insider

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.