Cientista do MIT cria adesivo capaz de detectar agressões sexuais

Por Redação | 27 de Julho de 2017 às 13h12

As agressões sexuais entre as mulheres continuam sendo um dos principais problemas do mundo. Para se ter dimensão da situação, apenas no Brasil a cada 11 minutos uma mulher é violentada. Mas de que forma a tecnologia poderia ajudar nesses incidentes?

Manisha Mohan, pesquisadora do MIT (Massachusetts Institute of Technology), desenvolveu um dispositivo capaz de detectar agressões sexuais. Batizado como Intrepid, o aparelho é um adesivo inteligente que, além de identificar a violência, emite um comunicado para pessoas de confiança das usuárias.

De acordo com Mohan, o sistema do dispositivo funciona de duas formas: a vítima aciona um botão de emergência para que os contatos cadastrados sejam notificados; e o Intrepid dispara alarmes e envia a geolocalização da mulher a amigos e familiares quando o criminoso tenta lhe arrancar as roupas.

Para utilizar o Intrepid, a usuária coloca o adesivo em qualquer peça de roupa. Além disso, são necessários a instalação de um aplicativo específico e o cadastro de cinco contatos que serão acionados em qualquer caso de emergência. O app também é capaz de fazer gravações de voz de toda a situação, que podem ser utilizadas em processos judiciais.

Via Quartz

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.