Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

C3 Tech Luminus, a caixa de som que também é luminária [Análise]

Por| 13 de Agosto de 2016 às 10h00

Link copiado!

C3 Tech Luminus, a caixa de som que também é luminária [Análise]
C3 Tech Luminus, a caixa de som que também é luminária [Análise]

Luz. Este elemento que fascina a humanidade e que por eras guiou povos ao longo de suas conquistas, norteando civilizações inteiras através dos séculos. Deixando o misticismo de lado, eis aqui um “lampião digital” capaz de transmitir o som dos seus dispositivos por meio de uma conexão Bluetooth.

Ficou curioso para saber mais? Pois nós colocamos as mãos na Luminus, a mistura de luminária e caixa de som da C3TECH, e contamos tudo para você nesta análise.

Um lampião Bluetooth

Um speaker Bluetooth com luminária LED, este é o Luminus. Com design suave e arredondado, o objetivo da fabricante aqui foi criar uma peça que ocupa um espaço aberto na sua sala. Esta agradável peça de 12 centímetros e 30 gramas oferece 8 watts RMS de potência e iluminação de 1,6 watts, com 160 lúmens. O kit da caixa de som conta ainda com um caso USB para recarga, um cabo P2-P2 e o manual de instruções.

Continua após a publicidade

Certa vez, quando analisamos outro alto-falante aqui no Canalatech, criticamos a falta de versatilidade para o uso do produto. No caso do Luminus, isso não acontece, pois temos aqui várias opções contempladas. Você pode se conectar ao speaker sem fio (Bluetooth), via conexão analógica (PS) ou diretamente de um cartão de memória (microSD).

Luminária e caixa de som em um só dispositivo. (Foto: Canaltech)

No modo Bluetooth, tudo funciona como o esperado. Uma vez pareada a conexão, você pode controlar o volume tanto pelo seu dispositivo quanto pela caixa de som — se o gadget conectado à Luminus é um smartphone, você pode até mesmo atender ligações usando a caixa de som.

Continua após a publicidade

No modo auxiliar, há também controles na caixa após a conexão cabeada (mas apenas de volume, obviamente). Por fim, no modo TF (com o cartão microSD), há um painel de controle com botões “voltar/avançar”, o que faz da caixa um dispositivo totalmente independente. Vale notar ainda que você pode alternar entre os modos de reprodução por meio do botão “Mode”. Sempre que isso acontece, uma voz indica imediatamente qual modo foi selecionado.

Faça-se luz

Chegando à parte luminosa desta análise, a caixa de som com design de luminária apresenta também esta função. Durante qualquer modo de reprodução (ou até mesmo quando não tá rolando música nenhuma) é possível acionar e controlar a luz emanada pela Luminus.

Trata-se de um sistema de iluminação acionado por toque, portanto, basta tocar no topo da caixa de som para acender as luzes — e a iluminação pode acontecer em três níveis distintos de intensidade. A Luminus leva tão a sério a parte da iluminação que conta até com uma alça oculta na sua base, permitindo que ela seja pendurada como um autêntico lampião (e também para você carregar a luminária/caixa de som por aí).

Continua após a publicidade

Combine isso com o modo Light, no qual todas as conexões são desativadas para que apenas o abajur funcione, e tudo fica ainda melhor. Isso é opcional, obviamente, mas pode ser útil para você prolongar a vida útil da bateria e utilizar apenas o lampião.

Bateria

Caso ainda não tenha ficado claro, a Luminus conta com uma bateria interna, portanto, esta é de fato uma caixa de som portátil (com um bônus de trazer junto um lampião digital). São 1.800 mAh de bateria, garantindo até 8 horas de reprodução contínua de música. Caso você queira usar apenas a função luminosa do dispositivo, este tempo de uso aumenta absurdamente.

Continua após a publicidade

Detalhe da alça presente na parte inferior da Luminus. (Foto: Canaltech)

Para recarregar a máquina, basta plugar o carregador do seu celular atrás da caixa de som. Se você não tiver essa possibilidade, use o cabo que vem junto com a Luminus. Uma carga completa leva cerca de 4 horas para ser concluída.

Qualidade do som

Finalmente, chegamos ao ponto principal da análise de uma caixa de som: a qualidade do áudio reproduzido por ela. Durante os nossos testes, conseguimos distorcer apenas algumas músicas nestas caixa com o volume máximo. Para isso, precisamos recorrer aos agudos de um piano, pois é bem incomum o som estourar na Luminus — ela é valente.

Continua após a publicidade

Em geral, as melodias emitidas pela caixa de som não ultrapassam a equalização equilibrada de bons sistemas de som, por exemplo. Isso significa que batidas graves são sempre atenuadas, mas também quer dizer que quase nenhum agudo vai se sobrepor à música. Em suma, o equilíbrio está presente em praticamente 100% do tempo durante as reproduções.

Aqui, na redação, nós preferimos batidas mais encorpadas, mas aprovamos o desempenho equilibrado da Luminus, responsável por oferecer um som ambiente bem agradável. Nada de músicas envolventes, realistas, mas tudo funcionando como um bom aparelho de som, com menos volume e reverberação.

Limitações

As leias da física nos dizem que uma única saída de som causa competição na hora de uma caixa reproduzir várias frequências simultaneamente — e é exatamente isso que acontece por aqui. Quanto mais instrumentos soando juntos durante uma reprodução, menos emocionante será o som que a Luminus entregará para você. Ela segura a onda, não acontecem distorções, mas aquele “som de caixinha” estará sempre presente.

Continua após a publicidade

Alcance da Luminus é relativamente pequeno. (Foto: Canaltech)

Contudo, o que realmente nos incomodou não foi o desempenho do som, que permaneceu dentro do esperado para um speaker Bluetooth compacto. O pior aqui é o alcance da conexão Bluetooth, com 10 metros sendo o máximo que você pode se distanciar da Luminus para que a reprodução não seja interrompida, com falhas que lembram às de um rádio.

Equipamentos como PCs e outros emissores de sinais de rádio visivelmente têm influência sobre o desempenho da Luminus, então evite deixá-la perto de competidores sem fio. E não é chatice nossa: a Luminus parece mesmo mais sensível a tudo isso do que normalmente ocorre com outras caixas de som.

Continua após a publicidade

Vale a pena?

Para levar este abajur/caixa de som portável para casa, você vai gastar entre R$ 170 e R$ 200, tudo depende da loja escolhida. Com isso, você terá em mãos uma luminária interessante e uma caixa de som sem fio competente. É raro a gente dizer isso aqui no Canaltech, mas vá lá: este produto está no preço correto.

E você? Concorda com isso? Acha esse produto útil? Deixa a sua opinião aí nos comentários.