Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Asus Zenwatch 3 vs. Samsung Gear S2 [Comparativo]

Por| 07 de Dezembro de 2016 às 11h33

Link copiado!

Canaltech
Canaltech

Uma versão "mais esportiva", outra mais clássica. Botões contra um controle giratório. Quem faz mais sentido para estar no pulso como um "relógio"? Confira agora nosso comparativo do Asus Zenwatch 3 contra o Samsung Gear S2.

CONSTRUÇÃO E ENCAIXE

Para ambos os lados, temos cerca de 61g como peso dos relógios inteligentes. Ambos apresentam suas caixas construídas em metal, e mostram design redondo com muita proximidade a relógios clássicos, sem deixar aparente suas habilidades de "smartwatch".

Em termos de resistência à água, o Zenwatch traz certificação IP67, contra IP68 do Gear S2, dando uma pequena vantagem técnica ao modelo da Samsung.

Continua após a publicidade

A questão conforto também compreende bem os dois: os relógios ficam firmes no lugar, e não causam incômodos no pulso.

Porém a pulseira do Gear S2 não segue a mesma lógica do Zenwatch 3. O modelo da Asus permite que sua pulseira seja substituída por qualquer modelo padrão em qualquer relojoaria, abrindo precedentes ilimitados para conforto/gosto/necessidade do usuário. Como o Gear S2 utiliza um formato proprietário para a pulseira, as opção são absurdamente limitadas.

Dado 1 ponto perdido para cada lado, temos um EMPATE entre os dois modelos em CONSTRUÇÃO E ENCAIXE.

DISPLAY

Continua após a publicidade

Do lado Gear S2, temos uma tela Super AMOLED de 1.2" rodando em 360 x 360 pixels, protegida pelo Gorilla Glass 3. Já do lado Zenwatch 3, temos uma tela AMOLED de 1.39”, rodando na resolução de 400x400.

Em especificações, temos o Zenwatch 3 com uma tela ligeiramente maior, numa resolução proporcionalmente maior. Isso é bom, porém usuários podem preferir uma tela menor - afinal, é um relógio, e esse tipo de coisa conta. Portanto, não levamos isso em conta para o ponto dessa seção. Deixamos isso por conta do ALWAYS ON.

Nenhuma das matrizes tem facilidade EM MODO AMBIENTE para sobrepor locais externos com muita luz, porém fora dessa condição extrema, temos muita informação para ver ali, ou pelo menos um relógio sempre ativo.

E nessa hora o Gear S2 mostra APENAS isso, um relógio simplificado de baixíssima complexidade. Por mais interessante e útil que sejam as informações na watch face que você escolheu, nada disso aparece no modo sempre ativo. Culpa do seu sistema derivado do Tizen, sistema usado pela Samsung no modelo.

Continua após a publicidade

No Zenwatch 3, temos Android Wear, portanto temos um modo ambiente decente. De acordo com cada as regras de cada watch face é possível deixar 100% do que está no modo ativo visível no modo ambiente, sendo isso garantido para as 50 watch faces já pré-carregadas, criando um relógio de verdade o tempo todo (com clima, notificações ou que você quiser SEMPRE visíveis).

Ponto para o Zenwatch 3.

ESPECIFICAÇÕES

Começando pelo Zenwatch 3, temos um Chipset Snapdragon Wear 2100 com CPU Quad-core (4x Cortex A7 de 1.2 GHz), GPU Adreno 304, 512 MB RAM e 4GB de armaz. interno, além de Bluetooth v4.1 + Wi-Fi.

Continua após a publicidade

Agora, no Gear S2, temos um Chipset Exynos 3250 com CPU Dual core de 1GHz, 512 MB de RAM e 4 GB de armazenamento, com monitor de frequência cardíaca e NFC para uso com o Samsung Pay. Fechando o KIT temos Wi-Fi + Bluetooth v4.1.

Ponto para o Gear S2, essencialmente pelo monitor de frequência cardíaca embarcado.

USABILIDADE GERAL

No caso do Gear S2, temos dois botões para interação com o relógio, porém algo mais: tal como relógios com cronógrafo, existe uma borda giratória em volta do display do modelo - com ela é possível navegar pelos menus e pelos APPs, interagindo se forma alternativa ao touch e complementar aos seus toques, dando uma experiência muito agradável para uma tela tão pequena.

Continua após a publicidade

No Zenwatch 3, temos o botão clássico do Android Wear acompanhado de dois botões adicionais, garantindo acesso a duas funções customizáveis pelo usuários em tempo integral, deixando as interações por conta dos gestos e voz na maior parte do tempo.

Duas solução diferentes de interação, porém com uma falha trágica: Tizen.

Dada essa opção por parte da Samsung, é necessário caçar na loja própria do Gear S2 se poucos APPs que você já usa estão entre as poucas versões que foram portadas para a plataforma do Gear, tornando integração e opções de APPs uma experiência absurdamente falha no Gear S2.

No Zenwatch 3 (e em qualquer relógio com Android Wear), todos os APPs compatíveis com a plataforma se transferem para o smartwatch logo na primeira conexão, e toda a integração possível com as ações do telefone acontecem.

Continua após a publicidade

Não há como comparar. Ponto para o Zenwatch 3.

DEPENDÊNCIA DO SMARTPHONE

Tanto o modelo da Samsung quanto da Asus apresentam a limitação de perderem conectividade ao afastarem-se do celular, claramente. Nessa hora ambos conseguem continuar executando mini-apps e mini-games. Com Wi-Fi disponível algumas conexões entre APPs do relógio e celular se restauram, mas não na totalidade. O ideal é o Bluetooth, sempre.

Mas há uma nota: existe uma versão 3G (com GPS) do Gear S2, porém ainda assim mantendo sua fraca funcionalidade de integração, pois boa parte dos APPs não consulta a internet por conta própria - eles apenas conectam-se com o telefone e recebem uma resposta remota. Isso é errado, pois um celular desligado quebra a ideia. E mais: não foi essa versão que testamos no canal, portanto esse GPS não está na conta (e também não vimos esse modelo a venda com a mesma amplitude que a versão SEM 3G/GPS).

Continua após a publicidade

Deixamos assim um empate entre ambos, pois os dois modelos ficam PERDIDOS sem um smartphone por perto. Eles funcionam, porém com eficiência reduzida.

BATERIA

Não vamos nos demorar muito aqui. Ambos modelos carregam em bases proprietárias, sendo um pequeno problema para você. Após uma carga completa, a autonomia de ambos os relógios gira acima de um dia de uso, mas SEM DÚVIDA não é suficiente para sobreviver ao segundo.

Empate entre ambos.

Continua após a publicidade

PREÇO

Até a data de publicação deste vídeo, os preços oficiais dos relógios inteligentes deste comparativo eram, segundo o site de suas fabricantes: o Gear S2 sai por R$ 1.999,00 enquanto o Zenwatch 3 fica por R$ 1.799,00.

Portanto, é ponto para o Zenwatch 3.

QUEM GANHA?

Continua após a publicidade

Finalizamos então desta forma:

- Gear S2 com 4 pontos (em CONSTRUÇÃO E ENCAIXE, ESPECIFICAÇÕES, DEPENDÊNCIA DO SMARTPHONE, BATERIA);

- Zenwatch 3 com 6 pontos (em CONSTRUÇÃO E ENCAIXE, DISPLAY, USABILIDADE GERAL, DEPENDÊNCIA DO SMARTPHONE, BATERIA, PREÇO);

Assim, Zenwatch 3 sai como vitorioso desse comparativo, apresentando uma experiência mais sólida de Smartwatch, principalmente no quesito de sistema operacional integrado com o smartphone. Ele abre mão de acompanhar seus batimentos cardíacos, mas traz ações e funcionalidades mais relevantes como unidade inteligente.

Continua após a publicidade

Mas e para você? Isso faz sentido, ou leitura de batimentos cardíacos seria sua primeira necessidade? Conta pra gente nos comentários.