Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple registra patente de headset de realidade aumentada

Por| 04 de Março de 2019 às 13h00

Link copiado!

TechIT Brasil
TechIT Brasil
Tudo sobre Apple

A realidade aumentada está sendo desenvolvida com uma ênfase maior a cada ano que se passa, e parece que o interesse da Apple nesse mercado está crescendo cada vez mais. Uma patente de 292 páginas registrada pela Maçã no ano passado detalha "um ambiente de realidade aumentada", incluindo o uso da tecnologia em um iPhone e, potencialmente, um headset.

Talvez o aspecto mais interessante da patente, que foi publicada na quinta-feira (28) sob o número 2019/0065027, é que a Apple parece estar explorando maneiras de usar um headset de realidade aumentada ao lado de um iPhone. A empresa de Cupertino explica o uso desse gadget para se ter "um ambiente de realidade aumentada", na qual imagens exibidas na telinha seriam sobrepostas ao mundo real. Em conjunto, uma "superfície sensível ao toque" seria utilizada como forma de interagir com esse ambiente.

Vale notar que a Maçã não é a única grande empresa que está trabalhando em novos dispositivos do tipo. A Microsoft, por exemplo, anunciou recentemente o HoloLens 2, de US $ 3.500, um dispositivo que a empresa espera que seja amplamente utilizado por empresas cujos funcionários precisem se referir regularmente a esquemas, raios-X ou outras informações onde as telas, mouses e teclados comuns não funcionariam tão bem.

Continua após a publicidade

Alex Kipman, em uma entrevista na sede da Microsoft em Redmond, afirma que o objetivo desses projetos é que eles “transformem os seres humanos", capacitando pessoas e organizações para fazerem coisas que “claramente não foram capazes de fazer antes".

Há também a Magic Leap, que lançou seu headset de US $ 2.295 para desenvolvedores em agosto do ano passado, com a promessa de entregar uma versão voltada para os consumidores em geral para um futuro não muito distante. Diferente do HoloLens da Microsoft, que é independente e identifica as mãos, olhos e voz para ajudar o usuário a interagir com o seu mundo de realidade virtual, o Magic Leap é composto por um headset chamado de Lightwear, que é conectado por a um computador vestível chamado Lightpack através de um cabo. O usuário pode interagir com o Magic Leap usando um controle remoto de mão.

Observando a patente da Apple, dá para entender que a empresa está seguindo a abordagem da Magic Leap, pois,ela sugere que um headset sem fio se comunique com um computador independente e com os iPhones. Fontes da CNET disseram que os protótipos da Apple ainda incluem um dispositivo sem fio que se comunica a um dispositivo separado.

Fonte: CNET