Veja o hardware que compõe a Fire TV da Amazon

Por Redação | 08 de Abril de 2014 às 14h14

A Amazon finalmente trouxe a público a Fire TV na semana passada. O gadget, que na verdade é um pequeno set-top box, é a principal aposta da gigante do varejo online para concorrer com a Apple TV e oferecer streaming voltado para entretenimento e jogos aos seus usuários.

Como não poderia ser diferente em um anúncio como esse, a apresentação foi recheada de novidades e recursos que o novo aparelho trará para as salas de estar das pessoas. Contudo, a Amazon se esqueceu de esclarecer uma coisinha para os usuários: as especificações técnicas da Fire TV.

Ciente disso, o pessoal do iFixit teve acesso não só à caixinha preta da Amazon, mas também ao controle multimídia que a acompanhará e os desmontou completamente para saber que segredos eles escondem. O resultado você confere abaixo:

Fire TV

Engana-se quem pensa que a caixinha é frágil e tem pouco poder de fogo, pois ela vem equipada com componentes de deixar muitos smartphones e tablets "no chinelo".

  • Processador Qualcomm Krait 300 de quatro núcleos e 1,7 GHz;
  • GPU Qualcomm Adreno 320 dedicada;
  • 2 GB de memória RAM LPDDR2 da Samsung (a mesma encontrada no Moto X da Motorola);
  • 8 GB de armazenamento interno em eMMC NAND Flash da Toshiba;
  • Chip de gerenciamento de energia PMM8920 da Qualcomm;
  • Controlador ethernet PCI-E da Atheros;
  • Transmissor de áudio digital da Texas Instruments;
  • Transmissor 802.11m dual-band integrado da Qualcomm Atheros e o mesmo chip Bluetooth 4.0 encontado no Kindle Fire HDX.
A pequena caixa foi desmontada pelo iFixit e revelou um conjunto de componentes de dar inveja a muitos tablets e smartphones

A pequena caixa foi desmontada pelo iFixit e revelou um conjunto de componentes de dar inveja a muitos tablets e smartphones (Imagem: Reprodução/iFixit).

Joystick Multimídia

Além da Fire TV, a Amazon também revelou um joystick que poderá ser utilizado com o aparelho para controlar o acesso a músicas e vídeos, além, claro, para controlar os jogos que rodarão no set-top box. Contudo, nada além do design do acessório – que é similar ao do Xbox One, diga-se de passagem – foi especificado. Pelo menos não até agora.

Por fora, o controle possui dois analógicos, quatro botões frontais, gatilhos superiores e botões de controle multimídia para pausar, reproduzir, avançar e retroceder o conteúdo. Por dentro, ele traz o seguinte:

  • Chip de áudio e Bluetooth integrado da CSR;
  • Microcontrolador Cortex-M0 de 32-bit da NXP;
  • Memória flash serial da Winbond;
  • Multiplexador/demultiplexador de 4 canais da NXP.
Os mistérios do joystick da Fire TV foram revelados pelo iFixit, que o abriu e conferiu que componentes equipam o controle

Os mistérios do joystick da Fire TV foram revelados pelo iFixit, que o abriu e conferiu que componentes equipam o controle (Imagem: Reprodução/iFixit).

A Fire TV já pode ser adquirida nos Estados Unidos pelo site da própria Amazon, a única revendedora do produto até agora. Lá o dispositivo custa US$ 99. O controle, por sua vez, é vendido separadamente por US$ 40.

Apesar do anúncio ter deixado todo mundo empolgado, a Amazon revelou que não pretende levar o dispositivo para fora dos EUA num futuro próximo. Mesmo assim, os acessórios da Fire TV já foram homologados pela Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, o que significa que são grandes as chances dela chegar por aqui a qualquer momento.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.