Que tal controlar toda a sua casa por meio de comandos de voz?

Por Redação | 28 de Agosto de 2012 às 11h00

O sonho de controlar as luzes, portas e aparelhos eletrônicos de sua casa apenas com comandos de voz pode estar mais perto de se tornar realidade. Uma empresa canadense desenvolveu um sistema de controle de voz inteligente para residências que roda Android 4.1 Jelly Bean, o Ubi.

O Ubi, diminutivo de computador onipresente, é um quadrado que mede aproximadamente dez centímetros de lado, possui um microfone e alto-falantes embutidos e inúmeras utilidades dentro de uma casa.

"As pessoas querem fazer várias coisas quando estão em casa - elas limpam, dobram as roupas, cozinham, comem e passam seu tempo com seus entes queridos", afirmam seus criadores. "Estas são todas as coisas que (na maior parte das vezes) ocupam nossos braços e mãos". Mas o sistema pode ser facilmente utilizado para substituir nossos membros ao fazer buscas na internet apenas com comandos de voz, atender o interfone, funcionar como despertador, monitorar bebês, controlar os sistemas de climatização e iluminação dos ambientes. Ele funcionaria de uma maneira bem parecida ao Siri, da Apple: bastaria fazer uma pergunta ou ditar um comando para que o sistema entendesse e executasse aquilo que você deseja.

Segundo o Mashable, o Ubi é equipado com processador córtex ARM de 800MHz, 1 GB de memória RAM, porta USB para conexão com outros aparelhos, Wi-Fi, Bluetooth e sistema operacional Android. O aparelho pode ser conectado facilmente a uma tomada comum, que será responsável por sua alimentação.

Por enquanto, o Ubi é apenas um protótipo, mas seus criadores buscam recursos no Kickstarter para iniciar sua produção e comercialização. A empresa também estuda a ampliação do sistema para outros países e idiomas em um futuro próximo.

Ubi controle de voz residências

O Ubi é equipado com Wi-Fi, Bluetooth e porta USB

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.