TDK EB900, o fone de ouvido para escutar músicas e somente as músicas

Por Pedro Cipoli
photo_camera BRUNO HYPÓLITO / CANALTECH

Smartphones fazem parte do nosso dia a dia e, mais importante até mesmo do que fazer ligações, eles se tornaram a primeira opção de player de música de muitas pessoas. Não é incomum pegar o metrô ou o ônibus e ver dezenas de pessoas escutando músicas para passar o tempo, e quem é um pouco mais audiófilo costuma comprar um fone de ouvido à parte para ter acesso a um pouco mais de qualidade, ou mesmo para isolar o ambiente externo e só se concentrar na música.

O modelo EB900 da TDK, que vamos conhecer hoje, mostra o quão barulhento o mundo é. Com um isolamento sonoro realmente capaz de agradar e de fazer você ver que o ônibus parou no ponto porque o chão tremeu, não porque escutou ele chegando no ponto. É bom escolher músicas muito boas, afinal é só isso que você vai escutar. A espuma que torna isso possível é muito semelhante à utilizada em isolantes sonoros para quem trabalha em lugares muito barulhentos, o que traz algumas incoveniências.

Colocar o EB900 as primeiras vezes é um pouco incômodo, algo que o usuário deve saber antes de comrpá-lo. Porém, depois de 3 ou 4 vezes de uso a espuma começa a ficar moldada ao ouvido, o que significa mais conforto e isolamento sonoro (mas nada de emprestá-lo para alguém com um formato de ouvido diferente, hein). Um ponto interessante desse modelo é o cabo feito em tecido ao estilo dos modelos House of Marley, o que não só dá uma aparência diferenciada como também é mais resistente a acidentes e não enrola tão frequentemente como fones de ouvido comuns.

E a qualidade de som? Afinal, não adianta ser isolante se o áudio é ruim, certo? No caso do EB900 temos um público específico que irá gostar dele: usuários que gostam de músicas com muitas batidas e que fazem mais uso dos graves. Porém, nos médios ele não é tão detalhista assim, não chegando a ser ruim mas também não ficando muito acima de modelos mais baratos, caso semelhante aos agudos.

A embalagem inclui o fone de ouvido pesando desprezíveis 9 gramas (algo como "não pesa absolutamente nada", ou "sentimos apenas o seu toque nas mãos, não seu peso") e uma bolsa para guardá-lo, algo que deveria ser regra de qualquer fone de ouvido intra auricular, e espumas sobressalentes, que ao mesmo tempo que são mais confortáveis não isolam o ruído externo como a espuma padrão. O EB900 pode ser encontrado por cerca de R$ 280, sendo um preço bom para quem quer um modelo de qualidade, marca conhecida e isolamento sonoro acima da média.

Ficha técnica:

  • Modelo: TDK Performance EB900
  • Driver: 8,5 mm
  • Resposta de frequência: 20 Hz - 20.000 Hz
  • Sensibilidade (1 KHz): 100 dB +/- 4 dB
  • Comprimento do fio: 1,2 m
  • Conector: P2 3,5 mm folheado a ouro
  • Preço: R$ 280 (média)

Leia também: