Startup americana desenvolve placas solares transparentes para smartphones

Por Redação | 26 de Agosto de 2014 às 15h51

Com o aumento do uso de energias não renováveis, as fontes limpas têm entrado bastante em atenção ultimamente. A energia solar está cada vez mais em foco, porque novas tecnologias estão permitindo aumentar a eficiência das placas foto-voltaicas.

Mas não será só nos telhados das casas que poderemos extrair energia da luz. Uma startup americana chamada Ubiquitous Energy está desenvolvendo uma tecnologia capaz de transformar a luz ambiente em eletricidade, utilizando placas transparentes.

Segundo o fundador e CEO da empresa, Miles Barr, as placas serão finas camadas transparentes que podem ser colocadas nas telas dos smartphones, como películas, substituindo as baterias por completo.

Miles Barrs

Tudo começou quando Barr estava estudando para tirar seu diploma de PhD no MIT (Massachussets Institute of Technology, uma das universidades mais prestigiadas do mundo) em engenharia química. Ele conseguiu desenvolver as células invisíveis que geram eletricidade a partir da luz ambiente, e resolveu transformar isso em algo comercial.

A empresa foi fundada em 2011 e já recebeu quase 8 milhões de dólares para as pesquisas. A idéia é tão promissora que Barr foi eleito um dos 35 indivíduos mais inovadores com menos de 35 anos pelo próprio MIT, e também um dos 30 com menos de 30 anos no ramo de indústria e energia pela Forbes.

Obviamente, a tecnologia deve demorar alguns anos para estar disponível comercialmente, mas no futuro é possível que nossos aparelhos possam fazer uso da luz ambiente e até mesmo dos sons que nos circulam em todos os lugares para extrair energia elétrica.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.