Sinal de trânsito oferece videogame para pedestres

Por Redação | 08.12.2014 às 12:31

Os sinais de trânsito ou semáforos são instrumentos importantes para manter a ordem em vias das cidades. Com eles é possível definir a organização tanto de carros como de pedestres. Para estimular os pedestres a respeitarem o trânsito e esperarem pelo momento certo de atravessarem a rua, dois designers chamados de Sandro Engel e Amelie Künzler criaram um videogame para que os pedestres possam se distrair enquanto esperam pelo momento certo do semáforo abrir.

Batizado de ActiWait, o projeto teve início como um trabalho de faculdade, realizado há alguns anos. Os designers deram seguimento à ideia e, hoje, a transformaram em uma empresa. A cidade de Hildesheim, na Alemanha, comprou a ideia do ActiWait. Foram meses de negociação para convencerem as autoridades locais de que o projeto seria bastante interessante para as pessoas. Sendo assim, obtiveram autorização para instalarem um piloto em um dos sinais de trânsito da cidade.

Segundo Engel disse à revista Fast Company, "o tempo que esperamos para atravessar a rua é realmente muito chato. Eu quero transformá-lo em um tempo sensacional". Se os planos da companhia derem certo, o ActiWait poderá fornecer muito mais além de jogos para diversão. Com ele, será possível inserir lições de trânsito para que pedestres, incluindo crianças, possam se conscientizar das leis e prevenir acidentes.

É possível ajudar o projeto por meio de uma campanha no Indiegogo, na qual Engel e Künzler estão tentando levantar fundos. Se o projeto fizer sucesso, obtendo um retorno positivo dos pedestres, ele poderá ser expandido para outros locais do município.

Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Empresa/noticia/2014/12/sinal-de-transito-deixa-usuario-jogar-videogame-enquanto-o-farol-nao-abre.html