Samsung quer implantar carregamento sem fio em smartphones mais baratos

Por Redação | 19.02.2015 às 08:58

O ano de 2015 será um ano marcante para a Samsung. Espera-se muito da empresa em relação à inovação, principalmente no próximo smartphone topo de linha da empresa, o Galaxy S6. Depois de um ano de queda nas vendas, a empresa sul-coreana deverá apresentar novos recursos para os consumidores e um deles pode ser o carregamento via wireless em smartphones de entrada e baixo custo.

Até agora, o carregamento sem fio tem sido restrito apenas aos smartphones high-end, mas é provável que isso mude neste ano. Numa publicação nesta terça-feira (17), a companhia disse estar buscando acelerar os esforços para "democratizar a tecnologia de carregamento sem fio para uma gama maior de smartphones".

Para os fornecedores de smartphones, a "democratização" geralmente é um sinal para tornar a tecnologia disponível para os dispositivos de baixo custo, tornando-o disponível para mais usuários. Mais carros, restaurantes, aeroportos e outros espaços públicos muito em breve oferecerão carregamento sem fio, de acordo com a Samsung.

Há uma série de razões para o otimismo da Samsung, incluindo o fato dos custos se tornarem mais baixos para os materiais necessários para a tecnologia, além da menor fragmentação.

Em janeiro, dois dos três grupos que trabalham sobre as normas para o carregamento sem fio se uniram com a esperança de acelerar a adoção e redução dos custos. Além disso, com a ajuda de componentes que podem lidar com vários padrões em um único chip, a fragmentação de especificações será menor.

As almofadas de carregamento, onde os usuários colocam seus aparelhos para carregar, também sofrerão alguns ajustes para terem seu valor reduzido. Os acessórios de carregamento do Galaxy S4 utilizavam cerca de 80 componentes separados. Para as almofadas do Galaxy S5, esse número caiu para 50. De acordo com a Samsung, a tendência é que esse número seja ainda menor na próxima geração do smartphone.

Na semana passada, o grupo Wireless Power Consortium anunciou uma extensão para sua especificação Qi que exigirá uma tecnologia mais barata, tornando os carregadores sem fio capazes de carregar vários smartphones e tablets simultaneamente, além de torná-los mais acessíveis. Segundo o grupo, reduzir os custos de carregadores sem fio é necessário para a adoção em massa.

Se as propostas da Samsung em relação ao carregamento wireless se confirmarem, podemos esperar que aparelhos intermediários tenham suporte a esta tecnologia e, talvez, até os smartphones de entrada da empresa.

Fonte: http://www.itworld.com/article/2885572/wireless-charging-coming-to-cheaper-smartphones-samsung-hints.html#tk.rss_news