Samsung anuncia câmera que filma em 360º e cria ambientes de realidade virtual

Por Redação | 18.11.2014 às 08:53 - atualizado em 18.11.2014 às 10:18

A Samsung anunciou na semana passada o projeto “Beyond”, uma câmera de vídeo projetada para capturar imagens em 3D para ser usada em conjunto com o headset Gear VR.

O anúncio foi feito durante a Conferência para Desenvolvedores da empresa e ela mostrou como o Gear VR permite que as pessoas assistam a filmagens ao vivo de câmeras localizadas em qualquer lugar - desde que se possua uma boa conexão Wi-Fi. Na demonstração, um usuário do gadget pode ver cenas gravadas em uma praia. O dispositivo visto no palco lembrava muito as câmeras do Google Street View, mas numa versão muito menor e mais portátil.

A perspectiva mais empolgante desse tipo de captura não é apenas o fato de alguém poder ver a praia que seu amigo está visitando em três dimensões, mas também permitir que milhares de pessoas compartilhem grandes momentos, eventos esportivos, shows e eventos históricos ao vivo.

O dispositivo tem 16 câmeras individuais de alta definição dispostas circularmente e mais uma no topo. Juntas, elas capturam um gigapixel – ou 25 gigabits de dados – por segundo. O dispositivo foi desenvolvido pelo Think Tank Team da Samsung, um braço de pesquisa da empresa sul-coreana, localizado nos Estados Unidos.

A equipe de pesquisa explicou que foram usadas “capturas estereoscópicas intercaladas e algoritmos de costura capazes de identificar dados em 3D para capturar as imagens da mesma maneira que o olho humano as registra, mas de uma forma extremamente compacta”. Segundo a equipe, a tecnologia “Beyond pode transmitir eventos ao vivo, bem como armazenar os dados para serem vistos posteriormente”.

A equipe Think Tank avisou que o Projeto Beyond não é um produto, mas um projeto em desenvolvimento. A primeira versão operacional do dispositivo serve apenas como um aperitivo de tudo que o sistema oferecerá no futuro.

Por enquanto, é possível experimentar um cenário em 360º, mas a câmera é estacionária e só é possível ver o que foi filmado a partir do ponto de vista de onde ela estava originalmente localizada. A qualidade do vídeo ainda não é muito boa e o dispositivo demonstrado na conferência não apresentava áudio.

Ainda assim, não há dúvidas de que a Samsung será capaz de criar ambientes virtuais incríveis com o Beyond. Ainda não foi confirmada nenhuma data oficial para o lançamento do dispositivo (se é que ele ocorrerá) ou qual será o seu preço.