Oxijet: adaptador para chuveiro economiza até 50% da água consumida no banho

Por Redação | 14 de Fevereiro de 2013 às 13h15

A escassez e a falta de distribuição de água potável em todo o mundo é alarmante: mais de 11% da população mundial não tem acesso à água limpa, segundo informações da ONU (Organização das Nações Unidas). A seca não é o principal fator da falta de água, mas também a poluição e o mau uso deste elemento vital.

Para evitar o desperdício de água - muito evidente durante os longos minutos de banho -, a Feltron e a Csiro, empresas australianas, criaram um novo sistema de chuveiro, chamado Oxijet, que permite que os usuários tomem um banho agradável como se estivessem usando um grande fluxo de água, mas economizando até 50% de todo o líquido utilizado.

Oxijet

Foto: Divulgação

O Oxijet é um adaptador para o chuveiro convencional e é responsável por puxar a pressão do ar externa para dentro do fluxo de água. Com isso, as gotas de água ficam 'vazias', ou seja, você tem a impressão de estar tomando um banho com grande quantidade de água, mas na verdade, seu banho está cheio de ar. "Limitadores de fluxo tradicionais reduzem o fluxo e a pressão, enquanto o Oxijet usa o fluxo de energia para aplicar o ar dentro do fluxo da água, tornando as gotas de água ocas", afirmou em nota Jie Wu, especialista em fluxo da Csiro. "Isso expande o volume do fluxo do chuveiro, ou seja, você economiza a mesma quantidade de água, e ainda poderá desfrutar de um bom banho".

Oxijet

Foto: Divulgação

Segundo o Technology Tell, o adaptador é barato e pode ser facilmente instalado entre o cano do chuveiro e a saída de água, permitindo assim que ele seja aplicado em qualquer tipo de chuveiro e até seja trocado com facilidade. Os australianos, que estão vivendo um período grave de seca, já estão testando o Oxijet em seus banheiros.

Confira abaixo um vídeo explicativo, em inglês, sobre o sistema do Oxijet:

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.