Oculus Rift inspira novas possibilidades na Fórmula 1

Por Redação | 20 de Maio de 2014 às 09h32

Carros que respiram? Visão do fluxo de ar? Essas são apenas algumas das possibilidades projetadas por artistas e designers no documentário "Human Ignition", que vê no Oculus Rift uma das maneiras de revolucionar a Fórmula 1 num futuro próximo.

O Oculus Rift é a grande aposta para o mercado de entretenimento, com óculos que promovem imersão total em uma "tela de 360 graus". E o "Human Ignition" projeta como seria o futuro da Fórmula 1 com a ajuda da invenção e de outras possibilidades. Entre os produtores do documentário está Harold Belker, designer de "Tron: O Legado", "Minority Report - A Nova Lei" e "Homem de Ferro".

De acordo com matéria veiculdada no CNET, uma das funcionalidades para ajudar os pilotos seria uma mistura da realidade virtual com a aumentada: usando um gadget personalizado, eles poderiam enxergar a representação do "mapeamento" do fluxo de ar vindo dos carros.

Para evitar informações valiosas no capacete do piloto que vem logo atrás, o rival poderia também utilizar "carros que respiram", capazes de mudar suas carenagens a ponto de criar um "vento sujo" para despitar dados sobre o fluxo de ar.

Formula 1 Oculus Rift

O veículo poderia mesmo "respirar" a partir de um conjunto de ações que poderiam alterar a entrada e saída de ar. Assim, o carro receberia ar para resfriar o motor, frear ou aumentar o empuxo. Da mesma forma, poderia liberar mais ar ao sair de uma curva para ganhar um impulso extra na reta.

Essas alterações seriam controladas por sensores capazes de monitorar a atividade cerebral, juntamente com as várias reações do piloto e a telemetria já coletada pelos carros mais sofisticados da Fórmula 1.

Além do display exibindo as mudanças no carro, a realidade aumentada também poderia oferecer opções ainda mais inusitadas, com direito a grama que reage conforme os veículos passam por ela.

Confira o trailer do documentário "Human Ignition" abaixo:

Fonte: http://www.cnet.com/uk/news/oculus-rift-and-breathing-cars-imagined-as-the-future-of-f1/

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!