Nokia anuncia Treasure Tag, seu novo gadget para os mais esquecidos

Por Redação | 19 de Fevereiro de 2014 às 15h53

A Nokia veio a público nesta quarta-feira (19) para anunciar seu mais novo gadget, o Treasure Tag. O anúncio foi feito no site oficial da finlandesa e contrariou as expectativas dos mais céticos, que não acreditavam que o acessório seria lançado até até a Mobile World Congress 2014.

O Treasure Tag é uma espécie de chaveiro inteligente que pode ser colocado em outros chaveiros, bolsas, carteiras e onde mais o usuário quiser. Uma vez anexado ao item, o gadget passa a notificar o usuário sempre que ele sair de casa sem o item. O funcionamento é totalmente baseado no Windows Phone, que se comunica com o pequeno dispositivo e emite um alarme sempre que você começa a se distanciar dele. Caso o som não seja ouvido, o aparelho celular exibirá informações sobre os alertas no app do Treasure Tag, que já está disponível na Windows Phone Store.

O Treasure Tag utilizará baterias CR-2032 que durarão até 6 meses e se conectará aos aparelhos da linha Lumia usando NFC ou Bluetooth. Ideia é que os usuários não esqueçam de itens importantes.

O Treasure Tag utilizará baterias CR-2032 que durarão até 6 meses e se conectará aos aparelhos da linha Lumia usando NFC ou Bluetooth. Ideia é que os usuários não se esqueçam de itens importantes (Foto: Reprodução/Nokia)

Toda a comunicação entre os dispositivos é feita através das tecnologias NFC ou Bluetooth e, graças a isso, é possível conectar até quatro Treasure Tags simultaneamente. Nessas ocasiões, uma live tile para cada dispositivo pareado é adicionada à home do smartphone. Ao clicar nela, o usuário é direcionado a uma tela que, entre outras coisas, exibe um mapa que mostra onde o item foi esquecido.

A respeito do visual do gadget, ele é bem pequeno e tem dimensões de apenas 30x30x10 mm, pesa apenas 13 gramas e sua bateria CR-2032 tem autonomia de até 6 meses, podendo ser trocada quando se esgotar. Segundo a fabricante finlandesa de dispositivos móveis, por enquanto o Treasure Tag é compatível apenas com o Windows Phone, mas em breve ganhará suporte para Android e iOS.

O app do gadget é bem completo e totalmente integrado ao Nokia HERE, exibindo no mapa o último local conhecido do item.

O app do gadget é bem completo e totalmente integrado ao Nokia HERE, exibindo no mapa o último local conhecido do item (Foto: Reprodução/Nokia)

O Treasure Tag chegará às prateleiras no mês de abril e contará com versões nas cores amarela, ciano, branca e preta. Seu preço sugerido é de US$ 29,90.

Leia também: Cansado de esquecer seus gadgets em casa? O Bringrr é a solução

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.