NewLink Tube, a bateria externa que funciona como um 'nobreak' de smartphones

Por Pedro Cipoli

Aqui no Canaltech já vimos baterias externas que servem para praticamente qualquer tipo de usuário, como é o caso da Ultra'Go Mini de 3500 mAh, ou da Proporta de 7000 mAh. Hoje vamos conhecer um modelo que não tem a intenção de carregar completamente a maioria dos smartphones, mas sim de oferecer algumas horas a mais de autonomia para não deixar o usuário desesperado em busca de uma tomada.

Vamos imaginar o seguinte cenário: você acaba de sair do trabalho a caminho de casa e, ao entrar no ônibus, vê que seu smartphone está com cerca de 10% de carga. Com um longo caminho pela frente muitos de nós não teríamos outra escolha senão desligar o 3G, Bluetooth, GPS e qualquer outra conexão e guardar o smartphone no bolso caso alguém queira entrar em contato (às vezes esquecemos que nossos smartphones também fazem ligações). É aí que a Tube 201 da NewLink entra em ação.

Com 2000 mAh, são poucos os modelos que ela consegue carregar completamente. O iPhone 4S e iPhone 5 com baterias em torno de 1400 mAh são dois dos poucos exemplos, mas para quem precisa de uma carga de emergência ela é uma excelente escolha. Claro que em modelos como o Galaxy S4 (2600 mAh), Galaxy Note II (3100 mAh) e até mesmo o Razr i (2000 mAh) ela não faz nem cócegas, mas para modelos mais simples ela é capaz de carregar mais de 50% da bateria.

Nós encaramos a Tube mais como um 'nobreak' de smartphones do que uma bateria externa, mas ela traz um preço competitivo e é fácil de ser encontrada no mercado nacional, ponto que as duas que mencionamos no início da análise não têm. O tamanho e formato também são bem interessantes com um acabamento em metal que se mostrou resistente a impactos e cabe basicamente em qualquer lugar, seja na mochila ou dentro do estojo.

Para completar o conjunto só faltou uma bolsa de transporte não só para proteger a bateria, como também outros aparelhos dentro da mochila. Você não vai querer um tubo de metal arranhando a tampa do seu querido notebook, certo? A embalagem inclui 4 tipos de conectores, incluindo o padrão antigo da Apple e o micro USB compatível com a maioria dos aparelhos modernos, e um cabo de carregamento.

Conclusão

Como dissemos, a Tube 201 da NewLink pode ser considerada um 'nobreak' de smartphones, o que combinado com o preço médio de R$ 90 cumpre o propósito que se espera: dar um fôlego a mais para quem quer chegar em casa ou no escritório sem ter que desligar o smartphone. Porém, nada de considerá-la uma opção para carregar completamente a maioria dos smartphones (tablets então nem se fala), a não ser modelos com baterias reduzidas como o iPhone e o iPod.

Vantagens

  • Leve e compacto
  • Estrutura resistente

Desvantagens

  • Não carrega boa parte dos smartphones atuais
  • Não acompanha bolsa de transporte
  • Ainda utiliza o conector antigo da Apple, e não o Lightning