Na Europa, os carros chamarão automaticamente o resgate em caso de acidente

Por Ultradownloads | 06 de Julho de 2012 às 10h50
eCall

O Parlamento Europeu aprovou na última terça-feira (03/07) uma resolução que afirma: todos os carros fabricados a partir de 2015 serão obrigados a possuir um dispositivo chamado eCall, que liga automaticamente para o resgate em caso de acidente. Agora o projeto está nas mãos da Comissão Europeia para a criação da lei.

O equipamento é acionado automaticamente por meio de sensores a bordo que estão vinculados aos airbags do veículo ou por um botão que pode ser pressionado por algum passageiro.

O sistema do eCall utiliza satélites para determinar a localização do automóvel acidentado, além de enviar um conjunto de outras informações, que inclui a hora, a direção em que o veículo viajava, identificação do carro e identificação se a chamada foi realizada automaticamente ou manualmente.

Assista Agora: Descubra o jeito certo de criar verdadeiros times de alta-performance e ter a empresa inteira focada em uma única direção.

A implantação completa do sistema eCall exige a cooperação entre as autoridades públicas, empresas de automóveis e operadoras de telefonia móvel. Segundo o Parlamento Europeu, o sistema pode salvar até 2.500 vidas por ano e reduzir a gravidade de lesões em 10 a 15%.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.