Análise: Multilaser X-Gamer, seu primeiro mouse gamer

Por Pedro Cipoli

Produtos voltados para usuários gamers são uma categoria à parte. As empresas que os fabricam investem alto para criar teclados, mouses, fones de ouvido e outros acessórios não só com um desempenho superior, mas também com um acabamento que chame a atenção e seja invocado o suficiente para atrair esses usuários. O resultado são produtos com excelente qualidade, mas preços às vezes muito altos para um usuário médio. Com alguns modelos de mouse facilmente ultrapassando os R$ 1000, o objetivo do X-Gamer da Multilaser é atender ao público que quer ter o seu primeiro acessório gamer.

Por fora reparamos um visual um pouco mais invocado e uma boa combinação das cores preta e vermelha. Embora a estrutura seja de plástico nas laterais, podemos observar uma textura de borracha para dar mais firmeza às mãos. Os botões direito e esquerdo são bastante suaves, e são acompanhados por dois botões na parte esquerda que podem ser utilizados tanto como alguma macro em um game quanto para atalhos no uso do dia a dia, como avançar e retroceder páginas da web, por exemplo.

Essas primeiras impressões agradam, mas logo que o tiramos da caixa percebemos que a embalagem não traz nenhuma pilha para começarmos a utilizar o mouse. Taí uma falha pequena, mas que desagrada bastante. Uma segunda falha é que o X-Gamer só utiliza uma pilha AA, o que não seria um problema ao utilizar o computador para tarefas cotidianas, mas mostra que em pouco tempo ele falhará na hora do jogo, ainda mais quando configuramos o mouse para utilizar os seus 3200 DPI.

É possível configurar o X-Gamer e utilizar 1200, 1600 ou até 3200 DPI conforme a necessidade e uma precisão razoável com o sensor laser. No dia a dia, especialmente para quem utiliza monitores de alta resolução, poder mudar o DPI conforme a aplicação é um recurso bastante útil, mas nos jogos tivemos uma impressão diferente. Com "Gamer" até no nome, nos jogos reparamos algo que incomoda: o X-Gamer da Multilaser é um mouse bluetooth comum, onde o único recurso que ele traz de gamer, além do visual, é o controle de DPI.

Isso mesmo: as configurações, tempo de resposta e outras especificações não mentem. Trata-se de um mouse comum com roupa de gamer. Claro que poder controlar o DPI é algo que muitos jogadores gostam, mas isso não torna o X-Gamer automaticamente um modelo voltado para jogos. Criar um produto que tenha os requisitos que atendam aos gamers hardcore não é barato, e por isso temos modelos que custam centenas de reais à venda.

Isso não torna o X-Gamer necessariamente ruim, mas é importante ter em mente que ele é um produto bastante básico na hora de comprar. Algo que não gostamos também é que o botão que controla o DPI fica na parte de baixo do mouse, o que impossibilita a troca durante o jogo sem que tiremos o mouse da mesa e cliquemos no botão, e como não há um painel para dizer qual é o DPI atual, involuntariamente fazemos um rápido movimento para conferir em qual configuração ele está.

Conclusão

O X-Gamer da Multilaser pode ser encontrado pelo preço sugerido de R$ 69,90, valor atraente para quem quer o seu primeiro mouse gamer e de quebra ter um modelo que sirva para as tarefas do dia a dia. Gamers hardcore não terão uma experiência boa, afinal se trata de um modelo básico. Pessoas que possuem mãos grandes também sentirão um certo incômodo, já que o tamanho do X-Gamer faz com que ele tenda mais para um mini mouse do que um mouse convencional.

No geral podemos considerá-lo um bom mouse bluetooth portátil que de quebra traz um controle de DPI, recurso útil para quem costuma rodar seus games em alta resolução. Mas ele não é tão preciso como é esperado de um mouse gamer, onde um clique errado pode resultar em um kill em jogos de primeira pessoa.

Vantagens

  • Bom custo-benefício para um mouse bluetooth com sensor laser
  • Controle de DPI
  • Laterais emborrachadas para uma melhor firmeza das mãos

Desvantagens

  • Apesar do controle de DPI, não é um mouse gamer
  • Somente uma pilha AA, que além de não estar incluída na embalagem fornece pouca durabilidade durante o uso
  • Controle de DPI na parte de baixo
Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!