Lojas utilizam manequins equipados com câmeras para alavancar vendas

Por Redação | 23.11.2012 às 14:18
photo_camera Ecouterre

Os manequins deixaram de ser apenas réplica de humanos feitas para apresentar as novas coleções de uma loja. Grandes marcas já utilizam manequins equipados com câmeras de vídeo para ajudá-las a entender melhor seu público-alvo e, é claro, alavancar suas vendas.

Conhecidos como EyeSee, os novos manequins produzidos empresa italiana Almax são equipados com pequenas câmeras em um de seus olhos que, junto com um software de reconhecimento facial, são as responsáveis pela identificação e reconhecimento dos clientes. O sistema é capaz de reconhecer a idade e o gênero do comprador e esses dados podem ser utilizados pelos vendedores na hora montar novas vitrines e coleções.

Segundo a Almax, uma loja utilizando o recurso percebeu que mais de 50% dos seus visitantes no período da tarde era composto por crianças, fazendo com que o estabelecimento repensasse sua vitrine e disponibilizasse mais produtos infantis. Especialistas acreditam que a presença das câmeras em locais tão próximos dos consumidores pode proporcionar melhores e mais apuradas informações sobre o público do que as tradicionais câmeras de segurança.

"Qualquer software capaz de traçar o perfil das pessoas mantendo suas identidades anônimas é fantástico", afirmou à Bloomberg Uche Onkwo, diretor executivo de estratégia e gestão da empresa de consultoria Luxe Corp. "Isso pode melhorar a experiência de fazer compras e a variedade de produtos, bem como auxiliar as marcas a entenderem melhor seus clientes".

E como se não fosse suficientemente assustador ser vigiado de perto por um manequim, a Almax afirmou que está testando um novo tipo de manequim equipado com um microfone capaz de captar a opinião dos clientes sobre o que ele está vestindo.