Análise: Kobo Aura HD, a 'Ferrari' dos leitores de livros digitais

Por Pedro Cipoli
photo_camera BRUNO HYPÓLITO / CANALTECH

Já vimos aqui no Canaltech várias opções de leitor de livros digitais disponíveis no Brasil, desde modelos mais básicos, como o Kindle de quarta geração e o Kobo Touch, até outros que oferecem recursos extras como tela retroiluminada e resolução melhor, como é o caso do Kindle Paperwhite e Kobo Glo. Todos eles são excelentes opções, dependendo da necessidade do usuário, sendo concorrentes e apresentando recursos semelhantes.

Mas há um modelo que ainda não possui concorrentes diretos: o Kobo Aura HD. O primeiro ponto que chama a atenção é a tela de 6,8 polegadas, consideravelmente maior do que os modelos citados acima. Isso significa uma melhor experiência de leitura e menos viradas de páginas. Ele não é só maior, como também é mais grosso devido às irregularidades da parte traseira, que a princípio achamos estranho mas resulta em uma "pegada" muito melhor com uma das mãos.

Essa é uma excelente característica, fugindo do padrão dos fabricantes em fazer tablets e e-readers cada vez mais desnecessariamente finos, sacrificando a capacidade de bateria e deixando seus aparelhos mais bonitos, mas menos ergonômicos. Com cerca de 11,7 milímetros de espessura, o Kobo Aura HD é confortável de utilizar, sendo também bastante leve com seus poucos 240 gramas.

A resolução faz jus ao título de "HD": 1280x800 pixels que, combinada com a tecnologia E-ink da tela, faz com que seja impossível diferenciar os pixels. Como comparação, a resolução do Kobo Glo e do Kindle Paperwhite, que têm 1024x576 pixels em uma tela de 6 polegadas, já é muito boa, e o Kobo Aura HD consegue superá-la.

Quando comparamos a retroiluminação do Kobo Glo e do Kindle Paperwhite, dissemos que a do leitor da Amazon era mais confortável, assim como a tela parecia ser um pouco melhor, mas a Kobo fez um excelente trabalho no Aura HD. A tela, para dizer o mínimo, é impecável e a tecnologia de iluminação, conhecida como Comfortlight, está mais suave e com um controle mais aprimorado. Testamos o e-reader tanto na luz do sol quanto em um ambiente sem nenhuma iluminação e ficamos satisfeitos com o resultado.

Esperávamos um pouco mais de velocidade no Aura HD. Por trazer o mesmo processador de 1 GHz que equipa o Kobo Glo, mas uma resolução de tela maior, as transições são mais lentas do que gostaríamos. O ideal seria equipar uma CPU de 1,2 GHz ou mesmo 1,5 GHz para melhorar as transições de tela em relação ao modelo mais básico, afinal estamos falando de um produto Premium que deveria ter um upgrade significativo em todos os quesitos.

O Kobo Aura HD traz 4 GB de armazenamento interno, espaço suficiente para uma bela coleção de livros e capacidade de expansão para mais 32 GB através de um cartão micro SD (não incluso na embalagem). A caixa inclui um manual de primeiros passos (basicamente pedindo para instalar o programa da Kobo no PC para sincronizar com o Aura HD) e um cabo USB feito em tecido.

Conclusão

Podemos considerar o Kobo Aura HD como a 'Ferrari' dos leitores de livros digitais. Oferecendo uma qualidade de tela sem concorrentes até então e iluminação suave e agradável aos olhos em qualquer ambiente, ele é sem dúvidas o melhor e-reader até o fechamento deste artigo. Ainda sem preço definido no Brasil, o produto já é vendido no mercado americano por US$ 170 (cerca de R$ 340) e chegará às prateleiras brasileiras em junho.

A tela é o destaque do Aura HD, uma opção ideal para quem não via muita graça nos modelos que eram vendidos por aqui. Quem possui um e-reader básico, como o Kindle de quarta geração ou o Kobo Touch, pode ver o Aura HD como um upgrade considerável, sendo o mais próximo do que podemos ter de um livro e com o adicional de trazer retroiluminação de alta qualidade.

Vantagens

  • Tela de altíssima qualidade e definição, até então sem concorrentes diretos
  • Iluminação bastante suave e com um controle de brilho bastante refinado
  • 4 GB de armazenamento, eliminando a necessidade de adquirir um cartão micro SD externo para a maioria dos usuários
  • Bateria de longa duração

Desvantagens

  • Processador abaixo do esperado
  • Não inclui um carregador de tomada, apenas um cabo USB
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.