Japoneses lançam acessório que transmite cheiros pelo celular

Por Felipe Szatkowski | 24 de Outubro de 2013 às 09h35
photo_camera Divulgação

Os dispositivos eletrônicos atuais já permitem uma série de interações "reais" com os usuários, desde a imersão trazida pelo 3D até ferramentas táteis para o touchscreen. E agora? O que vem em seguida? Bom, se depender dos japoneses, o próximo passo é fazer com que você sinta aromas das imagens exibidas na tela do seu celular.

Essa ideia não é nova, mas foi aprimorada pela companhia ChatPerf. Trata-se do Scentee, um acessório que se conecta na parte inferior do iPhone através do conector dock e emite o cheiro de diversos alimentos graças a cápsulas especiais que serão vendidas separadamente. Basicamente, os cheiros transmitidos pelo smartphone são armazenados nesses cartuchos e "enviados" por um aplicativo baixado pelo periférico.

"Se você está de muito bom humor e quer mandar uma mensagem agradável para seu amigo, pode mandar um perfume”, comenta Adrian Cheok, professor da City University of London, que auxiliou no desenvolvimento do produto. "Mas se você estiver em um dia ruim, também é possível mandar um gás fedido", brinca.

Por enquanto, o Scentee estará disponível apenas no Japão. Os interessados em adquirir o aparelho devem se cadastrar no site oficial da ChefPerf e aguardar mais informações. O preço ainda não foi revelado.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!