GE desenvolve micro-ondas capaz de determinar valor calórico de refeições

Por Redação | 14 de Julho de 2014 às 11h00

Cada vez mais aplicativos são desenvolvidos pensando em ajudar usuários a controlar o peso, alimentação e hábitos diários. A General Electric está indo um pouquinho além ao desenvolver um aparelho que promete medir as calorias presentes em um prato de comida, precisamente.

Até o momento já foi possível desenvolver tecnologias que permitem identificar a quantidade de calorias queimadas durante o dia, ou mesmo o valor calórico de algumas refeições, mas essas medidas normalmente exigem muitas variáveis, o que ainda torna difícil saber quantas calorias há exatamente em um prato. O objetivo do aparelho desenvolvido pela GE, que ainda não recebeu um nome, é contar a quantidade de calorias e o peso da comida de uma forma simples e rápida, como informa o site Digital Trends.

GE microondas

O protótipo promete estimar com precisão o número de calorias de um prato utilizando um processo diferente dos que conhecemos hoje. Ele irá cobrir o alimento com micro-ondas que viajam pelo alimento e interagem de formas diferentes com moléculas de água e de gordura, procurando por assinaturas específicas, como explica o criador do equipamento, Matt Webster. No fim, o aparelho só irá precisar do peso e da quantidade de moléculas para determinar o número de calorias com precisão.

Depois de ler essas assinaturas, o dispositivo irá determinar o conteúdo calórico do prato juntando as informações sobre o peso dos alimentos e a quantidade aproximada de moléculas de gordura e de água. Os cálculos são feitos a partir de uma equação especial desenvolvida por Webster e sua equipe.

A equipe da GE desenvolveu até o momento um único protótipo do aparelho, mas a intenção é que ele seja simples e prático o suficiente para ser usado por consumidores variados que estejam interessados em controlar o consumo diário de calorias.

Entenda o processo de desenvolvimento do aparelho da GE no vídeo abaixo:

Fonte: http://www.digitaltrends.com/home/calorie-counting-microwaves-might-soon-kitchens-thanks-ge/#!bcY5nz

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.