Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fujitsu desenvolve luva inteligente que executa comandos por meio de gestos

Por| 21 de Fevereiro de 2014 às 09h45

Link copiado!

Fujitsu desenvolve luva inteligente que executa comandos por meio de gestos
Fujitsu desenvolve luva inteligente que executa comandos por meio de gestos
Tudo sobre Fujitsu

A Fujitsu Laboratories anunciou esta semana o desenvolvimento de um dispositivo vestível na forma de uma luva que, equipado com tecnologia Near Field Communication (NFC), pode executar comandos por meio de gestos. A tecnologia foi desenvolvida para ser usada principalmente em trabalhos de campo, como linhas de montagem de indústrias. A ideia da empresa partiu do fato de que smartphones, tablets e outros dispositivos não são adequados para funções em que os usuários precisem usar luvas ou estejam, por exemplo, com as mãos sujas – o que pode danificar os aparelhos.

Além disso, em algumas funções, não raramente o usuário precisa parar o que está fazendo para usar dispositivos como smartphones e tablets – o que reduz a eficiência em campo. A luva inteligente da Fujitsu permite que os usuários possam receber instruções de trabalho e outras informações apenas com a ação natural de tocar um objeto. Os resultados da tarefa também podem ser introduzidos usando gestos para que as operações possam ser realizadas sem problemas.

De acordo com o Phys.org, outra promessa da empresa é que o dispositivo poderá minimizar erros e falhas durante a execução de tarefas, mesmo quando o operador não tenha experiência na função. O reconhecimento dos gestos acontece por meio de sensor de giroscópio e acelerômetro instalados no pulso.

Continua após a publicidade

Um dos pré-requisitos para dispositivos vestíveis é o conforto ao usuário. Assim, qualquer tecnologia desse tipo tem que ter baixo consumo, de modo a dispensar baterias muito grandes. A Fujitsu afirma que sua luva inteligente contará com baterias pequenas, de baixo consumo, que contam, ainda, com controle de potência para cada necessidade de uso. Assim, segundo a empresa, o dispositivo suportará nove horas de execução, em comparação às três horas de equipamentos similares que não possuem esse tipo de controle.

O sistema de reconhecimento de gestos foi feito de forma a gerir movimentos que não pareçam “estranhos”, tornando seu uso diário mais natural. Além do mais, o produto poderia reconhecer gestos referentes a comandos, sem “confundir” movimentos involuntários do usuário como se fossem ordens ao dispositivo.

Testes feitos pela empresa mostraram que pelo menos seis padrões de movimento (cima, baixo, esquerda, direita, giro à esquerda e giro à direita) podem ser reconhecidos com precisão de até 98%. Os gestos poderiam, por exemplo, ser usados para folhear páginas de um manual digital exibido em um monitor. A Fujitsu Laboratories planeja realizar outros testes de verificação da tecnologia com o objetivo de trazer o produto para o mercado até o ano de 2015.

Ao que tudo indica, a luva deverá ser apresentada na Mobile World Congress 2014, que acontece em Barcelona, Espanha, no fim deste mês. O Canaltech já está na Espanha e acompanhará o desenrolar da feira de perto para trazer para você as últimas novidades com exclusividade.