Fujitsu desenvolve luva inteligente que executa comandos por meio de gestos

Por Redação | 21 de Fevereiro de 2014 às 09h45

A Fujitsu Laboratories anunciou esta semana o desenvolvimento de um dispositivo vestível na forma de uma luva que, equipado com tecnologia Near Field Communication (NFC), pode executar comandos por meio de gestos. A tecnologia foi desenvolvida para ser usada principalmente em trabalhos de campo, como linhas de montagem de indústrias. A ideia da empresa partiu do fato de que smartphones, tablets e outros dispositivos não são adequados para funções em que os usuários precisem usar luvas ou estejam, por exemplo, com as mãos sujas – o que pode danificar os aparelhos.

Além disso, em algumas funções, não raramente o usuário precisa parar o que está fazendo para usar dispositivos como smartphones e tablets – o que reduz a eficiência em campo. A luva inteligente da Fujitsu permite que os usuários possam receber instruções de trabalho e outras informações apenas com a ação natural de tocar um objeto. Os resultados da tarefa também podem ser introduzidos usando gestos para que as operações possam ser realizadas sem problemas.

Luva Fujitsu

De acordo com o Phys.org, outra promessa da empresa é que o dispositivo poderá minimizar erros e falhas durante a execução de tarefas, mesmo quando o operador não tenha experiência na função. O reconhecimento dos gestos acontece por meio de sensor de giroscópio e acelerômetro instalados no pulso.

Um dos pré-requisitos para dispositivos vestíveis é o conforto ao usuário. Assim, qualquer tecnologia desse tipo tem que ter baixo consumo, de modo a dispensar baterias muito grandes. A Fujitsu afirma que sua luva inteligente contará com baterias pequenas, de baixo consumo, que contam, ainda, com controle de potência para cada necessidade de uso. Assim, segundo a empresa, o dispositivo suportará nove horas de execução, em comparação às três horas de equipamentos similares que não possuem esse tipo de controle.

O sistema de reconhecimento de gestos foi feito de forma a gerir movimentos que não pareçam “estranhos”, tornando seu uso diário mais natural. Além do mais, o produto poderia reconhecer gestos referentes a comandos, sem “confundir” movimentos involuntários do usuário como se fossem ordens ao dispositivo.

Testes feitos pela empresa mostraram que pelo menos seis padrões de movimento (cima, baixo, esquerda, direita, giro à esquerda e giro à direita) podem ser reconhecidos com precisão de até 98%. Os gestos poderiam, por exemplo, ser usados para folhear páginas de um manual digital exibido em um monitor. A Fujitsu Laboratories planeja realizar outros testes de verificação da tecnologia com o objetivo de trazer o produto para o mercado até o ano de 2015.

Ao que tudo indica, a luva deverá ser apresentada na Mobile World Congress 2014, que acontece em Barcelona, Espanha, no fim deste mês. O Canaltech já está na Espanha e acompanhará o desenrolar da feira de perto para trazer para você as últimas novidades com exclusividade.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.