Fujitsu apresenta novo conceito de scanner que transforma a mão em um mouse

Por Redação | 05.04.2013 às 09:05
photo_camera Divulgação

Os engenheiros da Fujitsu, no Japão, apresentaram um novo mecanismo que reúne um scanner e câmeras de alta precisão para criar uma interface do usuário projetada sobre uma superfície e que permite o seu controle com apenas alguns toques dos seus dedos. Com o mecanismo, os usuários precisarão apenas colocar um documento sobre uma mesa e apontar o trecho do seu interesse e, logo em seguida, o sistema irá digitalizá-lo.

Segundo o The Verge, o objetivo por trás da nova tecnologia é construir um mecanismo que permite que os usuários interajam de forma digital com documentos de papel como se estivessem diante de uma tela de computador.

Fujitsu mão mouse

Foto: Divulgação

Para isso, os pesquisadores criaram um aparelho compacto equipado com duas câmeras e um projetor, capaz de escanear os documentos e apresentá-los sobre uma superfície qualquer. A ideia é transformar a mão e os gestos do usuário em um mouse convencional ou até mesmo nos comandos que aplicamos sobre um display sensível ao toque. Após a digitalização dos documentos, os usuários poderão controlá-los com gestos, graças aos sensores de movimento instalados nas câmeras.

O sistema também permite que os usuários criem vínculos e relações entre dois ou mais documentos escaneados pelo sistema, por exemplo, que foram armazenados em um computador conectado ao aparelho da Fujitsu. Uma das possibilidades de uso para o sistema é a visualização de pontos geográficos em um mapa interativo e a apresentação de imagens relacionadas a cada um dos locais apresentados - a empresa acredita que o protótipo estará disponível no mercado até o início de 2015.

Fujitsu mão mouse

Foto: Divulgação

Recentemente, a companhia japonesa também apresentou um protótipo de um sistema capaz de medir a pressão arterial e o pulso dos usuários em tempo real com base no fluxo sanguíneo identificado no rosto da pessoa, tudo isso graças à conexão com a webcam ou câmeras instaladas em computadores, tablets e smartphones.