Fone de ouvido 'ouve' seu coração e escolhe a música ideal para exercícios

Por Redação | 26 de Outubro de 2012 às 08h20

Este protótipo utiliza um fone de ouvido, capaz de medir o ritmo cardíaco de seu usuário, e um aplicativo para smartphone que pode identificar quais músicas salvas no aparelho podem te ajudar a atingir a frequência cardíaca desejada durante a prática de exercícios físicos.

Desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade de Virginia, o 'MusicalHeart' está em fase de desenvolvimento desde abril deste ano, e a ideia é apresentá-lo oficialmente em uma conferência que acontecerá no próximo mês em Toronto.

MusicalHeart

De acordo com informações do CNET, primeiro o sistema mede a frequência cardíaca utilizando esses fones de ouvido especiais, muito melhores e mais confortáveis do que as conhecidas tiras que ficam no peito. O fone também é capaz de combinar o ritmo cardíaco com métricas de aceleração, medindo assim o nível de esforço físico. Por fim, o sistema determina qual música da sua biblioteca vai ajudá-lo a atingir - ou manter - a frequência cardíaca desejada.

Apesar de ainda estar em fase de desenvolvimento, o aparelho já foi testado em 37 participantes, que tiveram que correr durante uma hora cheios de sensores ligados ao corpo. Por enquanto, os fones de ouvido têm conseguido atingir um nível razoável de leitura da frequência cardíaca, com 75% a 85% de precisão e um erro médio de 7,5 batimentos por minuto.

Mesmo com essa média de erros, 90% dos usuários que participaram dos testes conseguiram atingir sua meta de frequência cardíaca, além disso, também apresentaram uma melhora em seu desempenho conforme as músicas eram selecionadas pelo sistema.

Por enquanto os testes estão voltados apenas para os exercícios físicos, mas essa também parece ser uma boa ideia para desacelerar o corpo, como em meditações, por exemplo.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.