Fim de uma era: iPod Classic será descontinuado

Por Redação | 09.09.2013 às 10:30

Famoso pelo menu em forma de círculo, o iPod Classic não deve ganhar uma nova edição no evento da Apple na próxima terça-feira, quando a empresa deve lançar novas gerações do iPhone. "Não vejo a Apple investindo mais no iPod Classic, nem mesmo atualizando o conector [Lightning]", afirmou à Wired Charles Golvin, analista da consultoria Forrester. A opinião dele é compartilhada por Anthony Scarsella, gerente de dispositivos na Gazelle.com.

"Já faz alguns anos desde que o iPod Classic foi atualizado. Presumimos que ele será descotinuado, a menos que a linha receba uma nova geração no evento de 10 de setembro", disse Scarsella à Wired. Segundo ele, o aparelho preenche um nicho no portfólio de produtos da Apple, o de dispositivos com grande capacidade de armazenamento.

O iPod Classic mais recente tem 160 GB de memória, ou seja, espaço para cerca de 40 mil músicas. Mas outras edições do iPod, como a linha Touch, oferecem os mesmo recursos e muito mais aos usuários - apesar de ter menos espaço de armazenamento.

Lançado em 2001, as vendas do iPod cresceram vertiginosamente durante vários anos e atingiram um pico em 2008. Desde então, a procura diminuiu, já que as pessoas optam por iPhones ou iPods Touch. Os números do aparelho no varejo não devem ter sido bons, já que no primeiro trimestre deste ano, pela primeira vez, a empresa deixou o produto fora do balanço de vendas.

Se a Apple realmente lançar iPhones e iPods Touch com capacidade de armazenamento de 128 GB, como vem sendo especulado, os produtos podem preencher a lacuna deixada pelo iPod Classic.

As outras duas linhas do iPod parecem ter públicos definidos: a linha Shuffle para quem quer apenas um pequeno MP3 para carregar enquanto anda ou corre e a linha Touch, que é uma opção para quem não quer gastar com US$ 200 a mais em um iPhone.

Fonte: Wired