Fazendo dieta? Bafômetro diz se você está realmente emagrecendo

Por Redação | 16.08.2013 às 11:20

Uma das coisas mais desanimadoras para quem inicia uma dieta é não conseguir enxergar os resultados dos seus esforços. Além da balança, de que outra forma é possível ver se sua dieta está realmente surtindo algum efeito ou não? A operadora japonesa NTT DoCoMo desenvolveu um bafômetro (sim, você leu certo) que, com apenas um sopro, é capaz de determinar se você está conseguindo queimar calorias.

O bafômetro mede a acetona presente em sua respiração. Mas, por que acetona, uma substância que sempre relacionamos como algo para remover esmalte das unhas? Segundo o Gagdet Review, quando o nosso corpo quebra ácidos graxos (gordura), a acetona é um dos resultados finais dessa quebra. Quanto mais ácidos graxos seu corpo for capaz de quebrar, mais acetona é liberada em sua corrente sanguínea nesse processo e, portanto, a acetona estará presente em seu hálito após ser liberada pelos pulmões.

No entanto, vale ressaltar que o aparelho é capaz apenas de medir grandes alterações. Nos três grupos que já testaram o bafômetro, apenas o que cortou a ingestão de alimentos calóricos e começou a praticar exercícios físicos foi capaz de mover o ponteiro do bafômetro.

"Habilitar os usuários a monitorarem sua queima de gordura pode desempenhar um papel fundamental na gestão da dieta diária. Diabetes descontrolada causa aumento nos níveis de acetona na respiração e, portanto, nosso protótipo poderia ser usado para ver se o controle de diabetes está indo bem ou não", afirmou ao Oh Gizmo! Tsuguyoshi Toyooka, executivo da empresa. Por enquanto, ainda não há previsão para o lançamento mercadológico do bafômetro da NTT.