Esqueça o USB: adesivos em forma de post-its são os pendrives do futuro

Por Redação | 14 de Março de 2014 às 18h09
photo_camera Divulgação

Pode esquecer os pen drives, HDs e outras formas externas de armazenamento de dados. O futuro desta tecnologia está em um conceito inovador e bastante prático que funciona de forma semelhante aos post-its, aqueles pequenos papéis coloridos usados para fazer anotações – e que provavelmente estão colados na sua geladeira, monitor do computador ou em algum canto da sua casa ou trabalho.

Batizado de dataSTICKIES, o projeto foi desenvolvido em conjunto pela designer Aditi Singh e pelo professor universitário Parag Anand, ambos de Nova Deli, na Índia. A ideia venceu na categoria de Melhor Conceito de Design no últiimo Red Dot Design Award 2013, premiação alemã que condecora protótipos de produtos que podem revolucionar o mercado.

Funciona assim: cada unidade possui uma camada adesiva condutora que serve para transferir os dados para o PC. Assim como os post-its, os dispositivos são empilhados uns em cima dos outros e podem ser destacados e reutilizados conforme a necessidade do usuário.

As informações são passadas para o computador, tablet ou até mesmo uma televisão graças a um painel óptico removível que vai acoplado nesses aparelhos para fazer o reconhecimento do adesivo. Uma vez colado nessa superfície especial, o gadget realiza instantaneamente a transferência de arquivos para o PC, tablet, TV ou outros eletrônicos por uma de suas extremidades, que contém uma camada condutora.

Essa camada adesiva ainda permite que o USB em forma de post-it seja descolado e reutilizado sem deixar marcas. Além disso, o produto vem em várias cores e estampas para facilitar na hora de organizar os arquivos, sem contar a opção de escrever etiquetas ou notas sobre sua superfície. As bordas do adesivo, que é inteiro revestido de grafeno, ainda se acendem toda vez que ele for conectado a um dispositivo.

dataSTICKIES

Revestido de grafeno, o dataSTICKIE possui uma camada condutora que transfere os dados para o PC (Foto: Divulgação)

"Unidades de armazenamento USB podem ser inconvenientes para serem usadas porque a inserção do pen drive no slot de entrada precisa ser feita com precisão. Quando esses slots ficam na parte traseira do aparelho, como é o caso de muitos computadores, a tarefa torna-se ainda mais problemática. Os dataSTICKIES vieram para resolver essa situação com uma pilha de adesivos que não são facilmente perdidos porque podem ser fixados em qualquer objeto", explica a designer Aditi Singh.

Os dataSTICKIES chegarão ao mercado em diferentes tamanhos de capacidade interna que vão dos 2 GB até os 32 GB. A má notícia é que o projeto ainda está em fase conceitual e não há previsão de lançamento. Os criadores também afirmam que já estão desenvolvendo produtos auxiliares para os adesivos e pretendem facilitar ainda mais sua utilização.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.