Empresa britânica lança kit para crianças montarem seus próprios computadores

Por Redação | 09.10.2014 às 09:13

Todos sabem que a computação já não é mais o futuro, mas o presente. Por isso, conhecer por alto o funcionamento básico de um computador, uma linguagem de programação e outros conceitos da tecnologia é fundamental para o crescimento profissional e pessoal.

Então, que tal começar pela raiz? Uma ótima maneira de espalhar esse conhecimento seria ensinando crianças o básico da computação, da mesma maneira que se alfabetiza.

Pensando nisso, uma startup britânica chamada Kano acaba de lançar um kit homônimo para ensinar crianças de 6 a 14 anos a montar o próprio computador e, ainda, aprender o básico de programação.

Kano

O kit Kano custa apenas US$ 150 e é praticamente completo. Ele vem todo desmontado, então a criança (ou adulto curioso) deve montá-lo antes do uso, apesar do processo ser extremamente simples. O processador e outros componentes eletrônicos ficam em uma única placa-mãe chamada Raspberry Pi e os demais elementos vêm em módulos: USB, Wi-Fi, teclado sem fios, alto-falantes e memória flash. Ele não vem com monitor, mas tem uma entrada HDMI que pode se conectar a qualquer monitor ou TV.

Kano

O sistema operacional é o Kano OS, baseado em Linux, e com ele é possível jogar e fazer modificações em games como Snake, Pong e Minecraft, navegar na internet, ouvir música, assistir vídeos, etc. Além disso, os jogos e as modificações podem ser compartilhados com outros usuários e, claro, é possível fazer download das modificações de outros.

A linguagem de programação utilizada no sistema é a Kano Blocks, que, como o nome sugere, é baseada em blocos, parecendo um quebra-cabeças, para ensinar toda a lógica de programação. Por trás dos blocos, tudo o que se faz é transformado em código da linguagem Python.

Com o tempo e prática, a criança pode até fazer seus próprios aplicativos do zero e compartilhá-las com os demais usuários.

O Kano pode ser comprado pelo site da empresa e custa US$ 150 dólares mais a taxa de envio. Um investimento que vale a pena principalmente se pensarmos na educação e desenvolvimento de uma criança.

Fonte: http://recode.net/2014/10/07/kano-lets-kids-build-their-own-computers-and-learn-to-code/