Dupla sueca cria capacete para ciclistas com airbag embutido

Por Redação | 17 de Agosto de 2012 às 11h25

Utilizar sua bicicleta nos grandes centros urbanos pode não ser uma das tarefas mais simples. Desviar de carros, parar em faróis, andar no meio do trânsito, tudo isso compromete a segurança do ciclista. Uma dupla sueca decidiu inovar e criou um capacete com airbag embutido, o Hövding.

Terese Alstin e Anna Haupt iniciaram o projeto ainda quando eram estudantes da Universidade de Lund e, depois de sete anos de pesquisa e testes, o capacete inflável foi lançado no mercado. As criadoras do Hövding estavam cansadas dos tradicionais capacetes e decidiram criar algo mais elegante e, que se assemelha com um cachecol.

Hövding capacete airbag

O insuflador utiliza gás hélio para inflar o capacete em caso de acidentes

"Eles são tão volumosos. Como um cogumelo duro em sua cabeça", afirmou Alstin sobre os capacetes disponíveis no mercado em um vídeo de apresentação.

Segundo o Huffington Post, a dupla ainda enfrentou muitos desafios durante a criação do seu capacete, como algumas pessoas duvidando de sua capacidade empreendedora e técnica para construir um artigo de segurança para ciclistas.

O colar-capacete, que é alimentado por uma bateria e um giroscópio, é capaz de identificar os movimentos típicos do usuário quando ele está envolvido em um acidente e dispara um insuflador de ar, que é responsável por encher o airbag com gás hélio. O airbag, por sua vez, forma uma capa protetora ao redor de toda a cabeça, protegendo o usuário do impacto com o solo.

O Hövding já está disponível no mercado por aproximadamente US$ 600, porém, ele é capaz de funcionar apenas uma vez, assim como os airbags presentes nos carros.

Confira abaixo um vídeo sobre o capacete com airbag:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.