Dupla sueca cria capacete para ciclistas com airbag embutido

Por Redação | 17.08.2012 às 11:25

Utilizar sua bicicleta nos grandes centros urbanos pode não ser uma das tarefas mais simples. Desviar de carros, parar em faróis, andar no meio do trânsito, tudo isso compromete a segurança do ciclista. Uma dupla sueca decidiu inovar e criou um capacete com airbag embutido, o Hövding.

Terese Alstin e Anna Haupt iniciaram o projeto ainda quando eram estudantes da Universidade de Lund e, depois de sete anos de pesquisa e testes, o capacete inflável foi lançado no mercado. As criadoras do Hövding estavam cansadas dos tradicionais capacetes e decidiram criar algo mais elegante e, que se assemelha com um cachecol.

Hövding capacete airbag

O insuflador utiliza gás hélio para inflar o capacete em caso de acidentes

"Eles são tão volumosos. Como um cogumelo duro em sua cabeça", afirmou Alstin sobre os capacetes disponíveis no mercado em um vídeo de apresentação.

Segundo o Huffington Post, a dupla ainda enfrentou muitos desafios durante a criação do seu capacete, como algumas pessoas duvidando de sua capacidade empreendedora e técnica para construir um artigo de segurança para ciclistas.

O colar-capacete, que é alimentado por uma bateria e um giroscópio, é capaz de identificar os movimentos típicos do usuário quando ele está envolvido em um acidente e dispara um insuflador de ar, que é responsável por encher o airbag com gás hélio. O airbag, por sua vez, forma uma capa protetora ao redor de toda a cabeça, protegendo o usuário do impacto com o solo.

O Hövding já está disponível no mercado por aproximadamente US$ 600, porém, ele é capaz de funcionar apenas uma vez, assim como os airbags presentes nos carros.

Confira abaixo um vídeo sobre o capacete com airbag: