Drone “suspeito” é encontrado no jardim da Casa Branca

Por Redação | 26 de Janeiro de 2015 às 15h40

Uma pequena aeronave não-tripulada foi encontrada nos jardins da Casa Branca na noite deste domingo (25). De acordo com as informações citadas pelo Ars Technica, não existiriam indícios de que a presença do drone seria uma ameaça, já que o presidente Barack Obama e sua família encontram-se atualmente na Índia, em uma visita diplomática de três dias.

Apesar disso, o Serviço Secreto – responsável pela proteção do líder – continua investigando o caso para descobrir a origem da aeronave e por que ela acabou caindo nos jardins da Casa Branca. O espaço aéreo da residência presidencial é restrito para todos os tipos de objetos, desde aviões convencionais até drones, e até mesmo pipas, como forma de evitar possíveis atentados terroristas ou até mesmo protestos realizados a distância.

O mesmo vale, também, para outros edifícios históricos da capital Washington, como o Capitólio, por exemplo. Foi lá, inclusive, que foi registrado o único caso de ameaça terrorista relacionada ao uso de pequenas aeronaves – pelo menos, de acordo com as informações que estão disponíveis para o público. Em 2010, o FBI descobriu um plano terrorista que pretendia anexar explosivos a um aeromodelo, que seria lançado sobre o centro do governo dos EUA.

O caso surge no coração de discussões sobre um possível afrouxamento nas medidas de segurança que protegem o presidente americano. Em meio a discussões entre os dois partidos políticos dos EUA, jornalistas e críticos das autoridades afirmam que muitas das medidas impopulares a setores da população, tomadas por Barack Obama, estariam levando a um desleixo do Serviço Secreto, uma instituição tradicionalmente conservadora, como todo setor ligado às Forças Armadas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.