Diretor da Linux apresenta nova central multimídia doméstica com hardware livre

Por Redação | 06 de Julho de 2013 às 13h30

Durante o 14º Fórum Internacional de Software Livre, evento anual que aconteceu esta semana em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o diretor executivo da Linux Foundation, Jon 'Maddog' Hall, apresentou uma nova solução de entretenimento doméstico feito com hardware e software livres.

Trata-se do 'Smart Home System', uma central de mídia que utiliza o hardware livre da Raspberry Pi e permite que os usuários utilizem qualquer dispositivo da sua rede para visualizar e organizar fotos, músicas, filmes, vídeos e ainda compartilhar o conteúdo com smartphones, tablets e computadores. Os arquivos ficam armazenados em cartões de 8GB e o sistema possui um ambiente computacional fácil de usar, ideal para pessoas que não estão familiarizadas com tecnologias mais avançadas. O equipamento também foi projetado para consumir menos energia do que um PC ou notebook padrão.

Empreendimento

O sistema de entretenimento faz parte do Project Cauã, um projeto que funciona em escala mundial e visa criar soluções baseadas em software e hardware livres. Ele é aberto para distribuição de diversos tipos de soluções de computação em diferentes mercados e nichos.

De acordo com Maddog, empreendedores poderão comprar o Smart Home System por R$ 499. "Seu trabalho será encontrar pessoas para vender os produtos", disse o executivo, acrescentando ainda que acredita ser possível conseguir um salário mensal de R$ 1.800 com a revenda do produto e serviços de instalação.

Os interessados em fazer parte do projeto devem se cadastrar no site do Project Cauã e, após o término da fase de testes da central de mídia, os empreendedores poderão vender seus produtos e serviços ganhando uma comissão de 10%.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.