CES 2013: Helicóptero de brinquedo é impulsionado por ondas cerebrais

Por Redação | 10 de Janeiro de 2013 às 11h55

Um projeto que começou no crowdfounding do Kickstarter foi lançado na CES 2013 essa semana. O 'Puzzlebox Orbit' é um helicóptero de brinquedo que pode ser controlado utilizando apenas o cérebro. A ideia é da mesma empresa que criou aquelas orelhas de gato que se moviam de acordo com o humor da pessoa, a NeuroSky, e parece que as ondas cerebrais são realmente suficientes para colocar o protótipo voador no ar.

Quando o usuário coloca um capacete equipado com sensores bluetooth, o aparelho converte os dados das ondas cerebrais em comandos de voo, por exemplo, quando a pessoa se concentra bastante o helicóptero vai para o ar, e basta relaxar a mente para que ele faça um pouso.

O interessante é que o Puzzlebox Orbit também roda em uma plataforma open-source, que permite aos desenvolvedores personalizar sua experiência de voo, por assim dizer. O "brinquedinho" também funciona em parceria com um aplicativo, disponível para Android e iOS, que recebe os sinais infravermelhos emitidos pelo capacete e mede o nível de concentração do piloto. O usuário também pode predefinir algum objetivo de voo, assim, quando atingir o nível de concentração necessário, os controles funcionam automaticamente.

Puzzlebox Orbit

Helicoptero controlado pela mente
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.