Bola inteligente foi aprovada pela FIFA

Por Luciana Zaramela | 11.07.2012 às 10:00

Quando pensamos em futebol mundial, logo pensamos na FIFA; ela é a liga na qual a maioria das equipes disputam campeonatos. E não é raro notar que os árbitros sentem uma certa dificuldade ao determinar se um gol é válido ou não, devido à incerteza que vem à tona: será que a bola passou mesmo da linha? Será que foi gol?

A partir de agora, essas dúvidas serão extintas do futebol mundial: a FIFA acaba de aprovar a primeira bola inteligente, fabricada pela Select. Batizada de iBall, a bola hi-tech se parece muito com uma bola de futebol comum. Mas, por dentro, ela conta com uma série de sensores de cobre enrolados por toda a extensão interna. Quando o jogador chuta a bola ao gol, as antenas montadas nas traves detectam se a bola passou da linha ou não.

Ainda não ficou decidida a data de estreia da tão esperada bola inteligente nos jogos profisisonais. Entretanto, essa tecnologia vai colocar um ponto final nas discussões entre técnicos, jogadores, árbitros e assistentes em campo, acabando de uma vez por todas com o tal "gol roubado".