Beacons: informação, marketing e inovação

Por Colaborador externo | 03 de Dezembro de 2014 às 13h22

por Gerardo Wisosky*

As portas e as janelas já se abrem e fecham através de um clique no smartphone, as luzes se acendem com um bater de palmas e a água começa a esquentar para o banho 15 minutos antes de você chegar em casa. Com isso, podemos ver que realmente a tecnologia avançou muito e a internet das coisas está prestes de se tornar algo comum e presente no dia a dia das pessoas.

Nesse cenário, outra tecnologia que chegou e já está sendo utilizada no Brasil são os aparelhos de proximidade, nomeados como beacons. Trata-se nada mais nada menos do que um sensor para espaços internos de custo relativamente baixo e que pode ser colado em paredes, vitrines e em produtos.

Os beacons trabalham em conjunto com um aplicativo que está instalado no smartphone do consumidor. Para que funcione, o aparelho móvel deve estar com o Bluetooth ativado e com um app da loja instalado. A novidade não tem acesso a nenhuma informação do usuário, a não ser o código do celular. O trabalho de inteligência é todo feito pelo aplicativo que está hospedado no dispositivo. Não só em celulares, a tecnologia pode ser utilizada por qualquer aparelho que ofereça o uso do Bluetooth.

Por exemplo, em uma loja de confecções, os beacons podem ser instalados nos manequins da vitrine. Quando um cliente se aproxima do estabelecimento, o dispositivo recebe um sinal do aplicativo do cliente e do Bluetooth do smartphone. Desta forma, o consumidor começa a receber informações sobre a peça exposta no mostruário como detalhes dos tecidos, preços, opções de cores, entre outras.

Na saúde, o beacon também é uma grande aposta. As inúmeras folhas dos prontuários dos médicos, por exemplo, poderão ser substituídas e o armazenamento dos dados feito no sistema. Para isso, basta inserir em cada leito um beacon, que transmitirá para um tablet do médico todas as informações sobre aquele paciente. O que pode evitar erros, facilitar o acesso aos arquivos e otimizar o processo.

Ainda nesta área, podemos citar a facilidade que os enfermeiros podem ter ao saber quais leitos já foram visitados pelo médico quais medicamentos precisam ser aplicados em determinado paciente. É uma forma inovadora de trabalhar, que pode resultar em melhores ações e agilizar a comunicação entre médicos e enfermeiros.

O beacon é uma das grandes tendências para os estabelecimentos que contam com grande circulação de público e que precisam conhecer melhor o seu cliente e oferecer informações a eles. Se a sua empresa visa realizar uma ação de marketing, o beacon pode ser o caminho mais fácil. Quando um cliente assíduo se aproxima do seu estabelecimento, o sensor já reconhece o smartphone do consumidor e registra as ações dele dentro do seu estabelecimento. Por exemplo, o tempo que ele passou na seção de cama, mesa e banho, quais produtos comprou e quando foi sua última visita à loja. Com essas informações, fica muito mais simples o empresário saber qual artigo oferecer àquela pessoa e, desta forma, fazer ofertas mais assertivas.

O beacon pode ser utilizado por qualquer organização, a grande vantagem do recurso é o preço acessível, a facilidade de utilização e, ainda, por estreitar o relacionamento com o consumidor, que tem acesso a informações na palma da mão. Esta é uma dos benefícios que o produto oferece para o público, receber conteúdo de interesse sem precisar perguntar as vendedoras, além de ter acesso a promoções e ofertas de maneira rápida e interativa.

As fabricantes já distribuem o aparelho em diversos formatos e tamanhos, que podem ser customizados para cada nicho. Em uma era em que a tecnologia e o uso dos smartphones estão em alta, nada melhor que usá-los a favor do nosso negócio. Acho que os beacons chegaram com uma proposta inovadora e simples. Que tal ver como é?

*Gerardo Wisosky é country manager Brasil do GeneXus International – empresa que desenvolve GeneXus – ferramenta de desenvolvimento de sistemas que permite criar aplicativos para as linguagens e plataformas mais populares do mercado, sem necessidade de programar.

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