Aparelho ajuda pessoas com deficiência visual a aprender a digitar em Braille

Por Redação | 19.07.2012 às 13:05

Aprender a escrever em Braille não é uma das tarefas mais simples para quem acaba de sofrer o trauma de não enxergar mais. A Perkins, em parceria com a PDT, criou um mecanismo para ajudar as pessoas a escreverem na linguagem com mais facilidade.

Perkins Smart Brailler

A Perkins Smart Brailler traz exercícios exclusivos para os iniciantes (Foto: Reprodução/Geeky Gadgets)

A Perkins Smart Brailler se assemelha com uma antiga máquina de escrever e possui exercícios voltados para as pessoas que estão aprendendo o método de escrita.

“Sabemos que o Braille para leitura pode fazer a diferença na hora de conseguir um emprego para as pessoas que são cegas. Mas não há meios suficientes para as pessoas aprenderem Braille”, afirmou ao Engadget John Freese, gerente de programação da PDT. “O que a PDT fez foi trazer a nova tecnologia em conjunto com um Brailler convencional para tornar mais fácil o seu aprendizado, com o objetivo de capacitar as pessoas que são cegas para levar uma vida plena e satisfatória”.

O aparelho possui diversos tipos de ferramentas, incluindo aulas exclusivas para iniciantes e conversão de texto em voz, algo muito útil para os deficientes visuais aprenderem mais rápido.

Segundo o Geeky Gadgets, os usuários ainda podem transferir documentos e arquivos tradicionais para o aparelho através de uma conexão USB, assim como documentos impressos em Braille.

A Perkins Smart Braille estará disponível no mercado em setembro deste ano e custará US$ 1.995.