/i236023.jpeg)
Anac libera uso de eletrônicos durante voos, desde que em "modo avião"
Foi publicada nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que abranda as normas do uso de equipamentos eletrônicos pelos passageiros durante o período que estiverem dentro do avião.
As normas foram repassadas para as empresas aéreas e devem influenciar todas as fases do voo. Atualmente é exigido que os equipamentos permaneçam desligados durante a decolagem e o pouso. As informações são do G1.
A decisão contempla o uso de celulares, tablets, câmeras fotográficas e outros dispositivos. A exigência, no entanto, é que estes aparelhos funcionem no “modo avião”, fazendo com que a transmissão de dados, como ligações e acesso à internet não funcione durante este período. Outra regra que será alterada é que atualmente os aparelhos devem permanecer desligados até o desembarque dos passageiros. Com a nova medida eles poderão ser usados no modo avião após o pouso, enquanto a aeronave realiza o taxiamento até o portão de desembarque.
A decisão não afeta o funcionamento imediato dos voos. Para que entre em vigor, a empresa aérea deve solicitar uma autorização junto à Anac para liberar o uso dos aparelhos, mediante a empresa assegurar que não existem riscos de interferência nos sistemas de comunicação e navegação das aeronaves mesmo com o uso dos dispositivos em todas as fases do voo.
A empresa Gol afirmou em nota que já pediu autorização da Anac para ampliar o uso dos dispositivos eletrônicos pelos passageiros durantes seus voos. Ela defende que não existe risco ao sistema de comunicação e navegação das aeronaves caso os aparelhos sejam utilizados da forma correta.
A empresa informou por meio de nota que como aparelhos como celulares, laptops e tablets permitem desabilitar as funções de transmissão, não oferecem riscos de interferência aos sistemas das aeronaves, tornando o uso seguro caso utilizado o modo avião, no qual bluetooth e Wi-Fi permanecem desativados.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.