Anac libera uso de eletrônicos durante voos, desde que em "modo avião"

Por Redação | 30 de Outubro de 2014 às 15h30

Foi publicada nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que abranda as normas do uso de equipamentos eletrônicos pelos passageiros durante o período que estiverem dentro do avião.

As normas foram repassadas para as empresas aéreas e devem influenciar todas as fases do voo. Atualmente é exigido que os equipamentos permaneçam desligados durante a decolagem e o pouso. As informações são do G1.

A decisão contempla o uso de celulares, tablets, câmeras fotográficas e outros dispositivos. A exigência, no entanto, é que estes aparelhos funcionem no “modo avião”, fazendo com que a transmissão de dados, como ligações e acesso à internet não funcione durante este período. Outra regra que será alterada é que atualmente os aparelhos devem permanecer desligados até o desembarque dos passageiros. Com a nova medida eles poderão ser usados no modo avião após o pouso, enquanto a aeronave realiza o taxiamento até o portão de desembarque.

A decisão não afeta o funcionamento imediato dos voos. Para que entre em vigor, a empresa aérea deve solicitar uma autorização junto à Anac para liberar o uso dos aparelhos, mediante a empresa assegurar que não existem riscos de interferência nos sistemas de comunicação e navegação das aeronaves mesmo com o uso dos dispositivos em todas as fases do voo.

A empresa Gol afirmou em nota que já pediu autorização da Anac para ampliar o uso dos dispositivos eletrônicos pelos passageiros durantes seus voos. Ela defende que não existe risco ao sistema de comunicação e navegação das aeronaves caso os aparelhos sejam utilizados da forma correta.

A empresa informou por meio de nota que como aparelhos como celulares, laptops e tablets permitem desabilitar as funções de transmissão, não oferecem riscos de interferência aos sistemas das aeronaves, tornando o uso seguro caso utilizado o modo avião, no qual bluetooth e Wi-Fi permanecem desativados.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2014/10/anac-libera-uso-de-celulares-e-tablets-em-voo-desde-que-em-modo-aviao.html

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.