Alunos de Harvard estão criando gadget capaz de enviar odores entre smartphones

Por Redação | 22 de Janeiro de 2014 às 11h35

O olfato certamente é o sentido mais desejado a ser transmitido pela tecnologia nos últimos anos, porém, ainda tem enfrentado uma série de entraves para sair do papel. Um novo dispositivo, contudo, pode mudar isso.

Trata-se de um acessório para smartphones que está sendo desenvolvido por estudantes da Universidade de Harvard, em Massachusetts (EUA), em parceria com pesquisadores do Le Laboratoire: o Ophone. Segundo esboço do projeto divulgado pelo Le Laboratoire, o Ophone permite "enviar mensagens olfativas instantaneamente e em todo o mundo".

De acordo com o IT ProPortal, as mensagens são enviadas como uma espécie de mídia, isto é, como um som ou uma foto, porém, dependem de quatro cartuchos para serem reproduzidas. Cada um contém uma letra (A, B, C ou D) e juntos, podem criar o cheiro desejado pelo usuário. É claro que para receber a mensagem o destinatário também precisa dos cartuchos, além de um aplicativo no celular, o Tracks.

Segundo David Edwards, um dos criadores do projeto, a ideia é "não apenas para reproduzir uma forma existente de se comunicar, mas para criar uma nova linguagem". Sendo assim, a tecnologia poderia funcionar perfeitamente como um complemento de outras mídias, como por exemplo, o cheiro de uma torta que você acabou de fazer e postou uma foto no Instagram.

Os desenvolvedores do Ophone acreditam que, no futuro, o acessório será capaz de transmitir até dez mil cheiros, além de captar odores. No entanto, não existem datas em relação a lançamento do Ophone ou preço do gadget.

E você? O que acha da ideia? Compraria um dispositivo semelhante para enviar cheiros? Conte para gente nos comentários!

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.