Análise - ASUS RT-N56U: quem disse que roteadores não podem ser bonitos?

Por Pedro Cipoli

Os roteadores WiFi evoluíram bastante com o tempo, mas sempre que pensamos neles temos aquela imagem de uma caixinha escondida atrás do PC com uma antena apontada para cima, e vários LEDs amarelos piscando loucamente. Esse não é caso do RT-N56U, roteador da ASUS que alia performance e estilo. De tão bonito nem parece um roteador, ficando bem em qualquer ambiente da casa ou do escritório.

Roteador ASUS

Desempenho

Testamos o ASUS RT-N56U em uma sala com aproximadamente 20 máquinas ligadas, alguns tablets e smartphones e algumas paredes no meio de caminho - e ele até que se saiu bastante bem. Com cerca de 30 máquinas transferindo dados ao mesmo tempo, a limitação ficou por parte da banda de internet (50 Mbps), uma carga de trabalho bastante tranquila para ele, já que é capaz de sustentar até 300 Mbps para a conexão sem fio e até Gigabit Ethernet (1 Gbps) em redes cabeadas.

Um ponto negativo que observamos foi a bruca queda de sinal na presença de algum obstáculo. Os roteadores sem fio realmente perdem bastante sinal na presença de paredes e portas, mas observamos que esta queda é consideravelmente maior no caso do ASUS RT-N56U. Isso não chega a ser um problema no caso de 2 ou 3 obstáculos, mas máquinas mais distantes podem enfrentar lentidão e perda de sinal.

Recursos

Roteador ASUS

Além da boa aparência, o ASUS RT-N56U traz uma tela de configuração bastante simples e uma enorme variedade de recursos. Para acessar a interface gráfica do roteador basta digitar "192.168.1.1." no navegador e "admin" para login e senha (saiba mais sobre como configurar um roteador sem fios) A tela inicial é mais organizada do que estamos acostumados a ver em outros modelos.

Como é possível acompanhar abaixo, dá para configurar tanto uma rede para a frequência de 2,4 GHz (padrão 'b', 'g' e 'n') quanto de 5 GHz (padrão 'a'), de forma que é possível criar duas redes paralelas (saiba mais sobre os padrões de roteadores), inclusive com senhas diferentes.

Tela Inicial

Um dos grandes recursos adicionais desse modelo da ASUS é a possibilidade de compartilhar arquivos através das duas portas USB disponíveis para conexão de discos externos e pendrives. Não é preciso nenhuma configuração adicional, basta inserir os acessórios e começar a compartilhar arquivos entre todos os dispositivos conectados à rede.

Compartilhamento de arquivos

Outro recurso que gostamos muito foi a possibilidade de utilizá-lo como servidor de mídia. Basta transferir seus vídeos e músicas para o pendrive ou HD externo conectado ao roteador (ou mesmo configurá-lo como pasta padrão de download) e reproduzí-los diretamente pela rede.

Servidor de mídia

No painel avançado é possível configurar um firewall disponível no próprio roteador, gerenciamento de carga, ver o status da conexão e várias outras opções, sendo mais voltados para usuários mais experientes.

Configurações avançadas

Conclusão

Disponível no mercado brasileiro por cerca de R$ 499, o ASUS RT-N56U é uma boa opção para quem deseja um roteador sem fio sem ter que abrir mão do design ou escondê-lo em algum lugar da sala. Além do maior cuidado à aparência, ele traz vários recursos que são bastante convenientes, como capacidade de streaming de vídeo e de funcionar como um servidor de arquivos capaz de fazer qualquer NAS (Network Attached Storage) parecer uma tecnologia do século passado.

O grande problema fica por parte da perda de sinal na presença de um objeto físico qualquer, que limita bastante o seu alcance em ambientes um pouco maiores. Acreditamos que o preço esteja bastante salgado - mesmo que se trate de um roteador com um excelente visual e alguns recursos um pouco mais avançados, temos que lembrar que modelos domésticos podem ser facilmente encontrados por cerca de R$ 50.

Para usuários que não ligam para o preço e desejam um produto de qualidade, esta é uma boa opção para distribuir internet na casa ou no escritório e ainda deixar um ambiente com um visual um pouco mais futurista.

Roteador ASUS

Vantagens

  • Design inovador
  • Recursos extras de streaming de mídia e servidor de arquivos

Desvantagens

  • Alta perda de sinal na presença de obstáculos
  • Preço alto
Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!