Tradução simultânea de idiomas é o grande atrativo dos fones de ouvido da Google

Por Redação | 04 de Outubro de 2017 às 17h33

A Google ofereceu um evento peso-pesado nesta quarta (4), revelando sua nova linha de produtos. Além dos smartphones Pixel 2, a gigante também lançou o novo notebook 2 em 1 Pixelbook, uma nova versão do headset de realidade virtual Daydream, duas novas opções de speakers inteligentes, uma pequena câmera fotográfica inteligente chamada Clips, e os fones de ouvido sem fio Pixel Buds. Além de funcionarem como fones convencionais para se ouvir músicas e atender a ligações recebidas no smartphone, os fones trazem um recurso revolucionário: a capacidade de traduzir conversas em idiomas diferentes em tempo real.

Se a intenção era bater de frente com os AirPods, da Apple, o que aconteceu foi um verdadeiro massacre. Os fones da Google entendem 40 idiomas diferentes, incluindo variações de sotaques regionais, e funcionam assim: quando duas pessoas que estiverem usando os Pixel Buds se encontrarem por aí e começarem a conversar, elas não precisam se preocupar em tentar entender o idioma estrangeiro do colega, pois os fones fazem a tradução simultânea diretamente no ouvido do usuário.

No palco, uma demonstração aconteceu ao vivo mostrando uma conversa em inglês e sueco, como podemos conferir no vídeo abaixo:

Essa, talvez, tenha sido a revelação mais surpreendente de todas as apresentadas durante o evento, já que, até então, entender outro idioma sem saber uma palavra daquela língua contando com um dispositivo para traduzir a conversa em tempo real era algo que somente víamos nos roteiros de ficção científica.

Ainda assim, por enquanto a tecnologia não dá conta de sentenças mais complexas, e talvez haja uma dificuldade para se traduzir gírias. No entanto, saber que já é possível conversar com um estrangeiro sem precisar apelar para um inglês "capenga" é algo realmente empolgante, e nos faz aguardar com mais ansiedade pelos tempos que estão por vir graças à evolução da tecnologia.

Fonte: PhoneArena

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.