Publicidade

Rumor: próximos headphones da Apple podem usar tecnologia do HomePod

Por| 12 de Novembro de 2018 às 19h20

Link copiado!

Rumor: próximos headphones da Apple podem usar tecnologia do HomePod
Rumor: próximos headphones da Apple podem usar tecnologia do HomePod
Tudo sobre Apple

No mundo atual, todos já sabem que registros de patente podem não significar nada, ou significar muita coisa: no caso da Apple, isso é especialmente verdade. Segundo informações descobertas pelo site “Patently Apple”, a Maçã de Cupertino estaria trabalhando no desenvolvimento de um novo headphone, que faria uso da mesma tecnologia do HomePod (conhecida como “beamforming”) e que teria capacidade reversível de identificação e posicionamento (sem necessidade de “acertar” as almofadas nas orelhas certas).

O registro diz que o headphone, primeiramente, eliminaria qualquer obrigação de ajustar posicionamento de uma forma fixa. A grosso modo, o usuário não teria mais que se preocupar em utilizar a almofada direita na orelha direita, por exemplo, porque o próprio fone seria capaz de detectar a orientação em que fosse usado e ajustar a emissão de som de acordo, segundo o registro.

“Em uma versão, um sistema de detecção automática de direita-esquerda para as orelhas mostra que ambas as almofadas serão idênticas. Cada uma contempla cinco microfones que também serão usados para outros propósitos além da detecção: os três primeiros microfones seriam apontados para a cavidade auricular do usuário, um quarto microfone ficaria no perímetro de cada almofada, em um formato de triângulo, junto do primeiro e segundo microfones (cantos superiores direito e esquerdo e embaixo), e um quinto microfone situado acima e à esquerda do segundo microfone, alinhado ao perímetro externo de cada almofada. Em uma versão [de uso], quando a primeira almofada estiver na orelha direita do usuário, o primeiro microfone estará mais distante da sua boca, e o segundo, mais perto”.

Continua após a publicidade

Trocando em miúdos: os microfones seriam capazes de identificar não somente a orientação em que os headphones estivessem em uso, mas também determinar qual lado seria mais vantajoso para o usuário falar. No caso, “falar” não deve ser entendido por atender ligações, somente, mas também o de facilitar a compreensão de comandos de voz pela Siri, a assistente virtual da Apple.

Outra menção feita pelo registro de patente é a do sistema “beamforming”, utilizado no ApplePod: essa tecnologia, hoje, permite que o dispositivo de entretenimento residencial da Apple ajuste a emissão de som de acordo com o formato do ambiente em que se encontra — uma sala em formato oval não teria reverberação de som nas paredes, por exemplo —, além de fazer com que a Siri consiga ouvir o usuário mesmo com música tocando no alto falante.

No caso do futuro headphone da Apple, o beamforming seria responsável por separar a voz do usuário do som ambiente (tráfego de carros na rua ou ventos fortes, por exemplo) para quando o microfone estiver recebendo comandos.

Evidentemente, um registro de patente não necessariamente significa a vinda de um novo produto: às vezes, a Apple pode estar apenas assegurando a proteção de sua tecnologia para o caso de concorrentes aplicarem algo similar em outros meios. Contudo, já existem especulações de um novo fone high-end da empresa para lançamento em 2019. Só nos resta esperar.

Continua após a publicidade

Fonte: Patently Apple