Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Review Sennheiser HD250BT | Áudio surpreendente, design nem tanto

Por| Editado por Léo Müller | 19 de Julho de 2021 às 16h12

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech
Sennheiser HD 250BT

O Sennheiser HD 250BT é um fone de ouvido bluetooth de proposta simples e direta: entregar o melhor áudio possível pelo menor preço, sacrificando alguns recursos presentes em fones mais caros, como a qualidade de construção, por exemplo.

Isso porque fones de ouvido tradicionais já não são os preferidos do público comum, que migrou em massa para os modelos chamados de "True Wireless Stereo" (os famosos TWS), mais práticos, portáteis e com estojos recarregáveis cada vez melhores.

A Sennheiser é uma empresa alemã especialista em áudio de qualidade quase incontestável, sendo uma referência óbvia para músicos, produtores, DJs e audiófilos de plantão como eu. Será que ainda faz sentido ter um fone de ouvido sem os recursos mais buscados pelos usuários atualmente, e que foca somente em ouvir música, e nada mais?

Continua após a publicidade

Prós e contras

Prós

  • Áudio excepcional para a sua faixa de preço;
  • Graves profundos e balanceados;
  • Imagem Estéreo ampla e harmoniosa;
  • Conforto e leveza em sua construção.

Contras

Continua após a publicidade
  • Construção frágil e com materiais de baixo custo;
  • Fios expostos que aparentam certa fragilidade;
  • Headband sem almofadas acolchoadas para maior conforto;
  • Microfones internos de qualidade duvidosa.

Preço atual do Sennheiser HD 250BT

Design e construção

O Sennheiser HD 250BT é um fone de ouvido do tipo supra-aural, que fica sobre a sua orelha (sem a cobrir toda) e que usa o peso e a pressão do arco para ajustar a altura das conchas em sua cabeça. Esses fones são famosos pelo seu excelente isolamento acústico passivo, mas também carregam a má fama de serem desconfortáveis após várias horas de uso.

Continua após a publicidade

Esse é o primeiro ponto Positivo do HD 250BT, que por pesar apenas 125g e ser construído em uma liga plástica bem simples, fica muito confortável e quase imperceptível na cabeça e sobre as orelhas mesmo após longas sessões de uso.

O aro de plástico é tão fino e leve que me causou de imediato uma sensação de possível fragilidade em sua construção, mas eu pude esticar e torcer o fone em ângulos bem complicados, sem maiores problemas.

Outro ponto louvável sobre o produto é a presença da conexão USB-C, usada na maioria dos celulares atuais, e que facilita demais a vida de quem usa apenas um cabo para carregar quase tudo.

As conchas do HD 250BT são pequenas e possuem espuma revestida em couro sintético, e mesmo sem espuma interna com memória para se adaptar ao formato da sua orelha, elas se encaixam muito suavemente.

Continua após a publicidade

Os fones possuem três botões bem genéricos feitos em plástico, com aquele clique seco e aspecto meio solto. Eles servem para reproduzir/pausar as músicas e aumentar e diminuir o volume, e estão alinhados com um LED que pisca em vermelho e verde para indicar o estado de conexão ou carregamento dos fones.

Qualidade de som

O Sennheiser HD250BT é um fone de ouvido que surpreende muito pela sua qualidade de som, ainda mais por ser um produto de baixo custo. O áudio tocado por estes fones possui graves profundos e harmoniosos, com boa dose de pressão sonora, mas sem embolar o áudio ou atropelar a presença de outras frequências.

Continua após a publicidade

Os médios são quentes e bem presentes na assinatura de equalização do produto, que possui médios agudos e agudos mais tímidos e não tão estridentes. Com isso, ele consegue manter a clareza do som na medida e não estragar a experiência de fone mais "consumer" como esse.

Longas sessões de Foo Fighters, Yes e Led Zeppelin mostram que os campos de frequências médias são bem presentes, com o brilho e clareza empurrados pelos agudos muito bem acertados. Eles aumentam a presença de vocais, pratos de bateria e sintetizadores, por exemplo.

Para músicas Pop mais atuais, gostei muito dos graves profundos e fechados de músicas como Souvenir (Selena Gomes) e dos graves orgânicos e muito macios em Levitating (Dua Lipa). Aproveitei ainda para relembrar o velho e bom metal pesado com 5 Minutes Alone (Pantera), mostrando que o HD250BT é extremamente versátil e não tem medo de nenhuma Playlist.

Continua após a publicidade

Eu não recomendaria o uso do HD250BT para mixagens ou finalidades mais profissionais, até pela curva de equalização mais agradável e com reforços em graves e agudos, que causa a sensação de as suas músicas tem até instrumentos e efeitos a mais do que você estava acostumado a ouvir.

Graças à excepcional imagem stereo do produto, mesmo em drivers tão pequenos, a sensação de "palco" dos fones é enorme. Há uma divisão bem precisa entre instrumentos e vozes, como na complexa Octavarium, do Dream Theater. Nela você pode ouvir nitidamente a banda separada das múltiplas camadas de sintetizadores, e cada peça da bateria soando em um espaço distinto nos seus ouvidos.

Continua após a publicidade

O produto não conta com cancelamento de ruído ativo, mas consegue isolar o áudio externo passivamente de forma eficiente. Ele cobre bem a parte externa das suas orelhas e aplica pressão suficiente para bloquear os sons indesejáveis e se manter firme na sua cabeça.

Microfones integrados

Os microfones integrados ao HD250BT são a parte mais decepcionante do produto, e destoam completamente da qualidade de áudio entregue por ele. Mesmo contando com dois microfones (com o segundo apenas para cancelamento de ruídos), as chamadas são baixas, abafadas e inaudíveis em locais muito barulhentos. A sua voz acaba sendo transmitida ao receptor da chamada de forma anasalada e bastante comprimida, o que se reflete nos áudios enviados em apps de mensagens como o WhatsApp, por exemplo.

Bateria e conectividade 

Continua após a publicidade

Com a promessa da Sennheiser de 25 horas de reprodução de áudio ininterrupta, você já pode imaginar que a bateria é certamente um grande acerto da Sennheiser nesse produto.

Estamos falando de uma capacidade total de 190 mAh de bateria, que certamente sobreviveu ao meu longo e extenuante teste de autonomia.reproduzi minhas playlists de metal e rock com o volume definido em 50%, na qualidade máxima permitida pelo Spotify e, após 22 horas e 34 minutos, os fones se descarregaram por completo.

Nada das 25 horas prometidas pela fabricante, mas é impressionante como a empresa conseguiu otimizar a autonomia destes pequenos notáveis para tocar tão alto e em tão boa qualidade ao longo de horas a fio.Isso tudo com conexão sem cortes e interrupções, graças ao Bluetooth 5.0 presentes no HD250BT.

A Sennheiser traz o app Smart Control para Android e iOS, aplicativo que permite ao usuário fazer uma série de ajustes específicos nos fones, como a escolha entre presets (com apenas um neste modelo, que otimiza o áudio para filmes e vídeos) e acesso ao equalizador dos fones. Você ainda tem a possibilidade de criar os próprios presets, com parâmetros de equalização que mais agradarem os seus ouvidos.

Continua após a publicidade

Eu achei bem simples de se usar, mas acredito que a Sennheiser poderia incrementar o aplicativo com mais opções e customizações para extrair o máximo dos pequenos fones.

Para realizar esse review, eu usei o meu OnePlus 9 Pro, e pude desfrutar de todos os benefícios legais das tecnologias de áudio da Qualcomm. O destaque vai para o codec aptX de última geração, garantindo a melhor qualidade de áudio possível, e sem cortes ou atrasos no sinal devido ao aptX Low Latency. Essa tecnologia permite sincronia perfeita entre som e video.

E claro que você que usa um iPhone não deve se preocupar com nada. O Sennheiser HD250BT também possui suporte ao codec nativo de áudio da Apple, o AAC, o que também torna a experiência em iPhones, iPads e MacBooks especial. No lado da Maçã, temos os mesmos atributos que descrevi anteriormente: áudio cristalino, pareamento rápido, estável e com excelente autonomia de bateria.

Continua após a publicidade

Ficha técnica

  • Tipo: Bluetooth;
  • Acoplamento de ouvido: Supra Aural;
  • Transdutor: 32mm;
  • Resposta de frequência: 20 Hz a 22.000 Hz (-10dB);
  • Nível de pressão sonora (SPL): 110dB (1kHz / 0 dBFS);
  • Smart Control App.

Microfone

  • Princípio: Condensador de eletreto;
  • Resposta de frequência: 100Hz a 10.000Hz;
  • Padrão de captação de microfone: Omnidirecional.

Bluetooth

  • Versão: compatível com Bluetooth 5.0, classe 1, BLE;
  • Frequência de transmissão: 2,402 Mhz a 2,480 Mhz;
  • Modulação: GFSK, 4 DQPSK, 8DPSK;
  • Potência de saída: 10,0mW (máx.);
  • Perfis: HSP, HFP, AVRCP, A2DP;
  • Codec: aptX, aptX Low Latency, AAC, SBC.

Acessórios

O Sennheiser é um fone de baixo custo, e acompanha somente o seu cabo USB-C, sem a inclusão de nenhum outro acessório como cases ou cabos extras, mostrando a identidade minimalista e bem focada do produto.

Concorrentes diretos

Na faixa de preço do Sennheiser HD250BT (até R$ 600), você encontra fones com construção e recursos bastante superiores. Algumas opções são JBL TUNE 700BT, Marshall Major e Edifier W800BT Plus, que podem custar menos que os fones da Sennheiser, mas que não chegam nem perto quando o assunto é qualidade de áudio.

O AKG Y500 possui qualidade de áudio semelhante à do HD250BT e ainda conta com microfones bem superiores, o que pode isolar ainda mais o fone da Sennheiser no mercado.

Conclusão

O Sennheiser HD250BT é um fone para audiófilos amadores que buscam qualidade de áudio excepcional sem gastar uma fortuna com fones monitores e de estúdio, e não dispensam um produto leve e confortável para longas horas de uso.

Bom nível de fidelidade nas frequências, graves que não embolam nas músicas e imagem stereo muito nítida fazem parte do mundo dos audiófilos, que buscam fones que vão além da famosa “curva em V” de mixagem dos fones comuns, com graves exagerados, médios abafados e agudos estridentes, que estão presentes em praticamente todos os fones voltados para consumidores comuns.

Se você busca um fone de ouvido com áudio fenomenal e pode relevar os problemas do produto, eu tenho certeza que você redescobrirá suas músicas favoritas e as ouvirá como nunca ouviu antes.

Mas se você quer um fone de ouvido para melhorar o dia a dia agitado de alguém que não desgruda do celular, não creio que o Sennheiser HD250BT seja para você.

Caso tenha se interessado pelo Sennheiser HD250BT, clique no link para ver as melhores ofertas que o Canaltech separou com muito carinho para você.