Publicidade

Review Huawei Freebuds 4 | Som excelente, cancelamento de ruído nem tanto

Por| Editado por Léo Müller | 30 de Setembro de 2021 às 17h29

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech

O Huawei Freebuds 4 é um dos muitos fones de ouvido Bluetooth que nós testamos aqui no Canaltech. Com boa qualidade sonora e excelentes características, ele com certeza é uma opção a se considerar caso esteja procurando esse tipo de produto.

Seus graves e sons agudos são reproduzidos de maneira fiel, e mesmo que o volume esteja em 100%, a qualidade é mantida sem nenhum tipo de distorção aparente. O estojo de carregamento é pequeno e garante muitas horas de música durante o dia.

O app próprio é intuitivo e fácil de ser instalado, além de contar com muitas opções de personalização para o usuário. Mas, infelizmente, o cancelamento de ruído ativo acabou não sendo tão efetivo nos testes que realizei. Pude utilizá-lo por dois dias direto e venho trazer a minha impressão. Confira na nossa análise.

Continua após a publicidade

Prós

  • Boa autonomia da bateria;
  • Ótima qualidade de som.

Contras

  • App precisa ser baixado fora das lojas oficiais;
  • Cancelamento de ruído ativo poderia melhorar.
Continua após a publicidade

Confira o preço atual do Huawei Freebuds 4

Design e Construção

O Freebuds 4, da Huawei, é um fone de ouvido com design bem semelhante ao seu irmão, o 4i. O formato é muito confortável para usar no dia a dia, além de trazer segurança ao utilizá-lo. Pude testar o modelo durante alguns dias e em muitas situações diferentes, e foi possível comprovar o encaixe anatômico do produto no canal auditivo.

A leveza é outro quesito com o qual me importo bastante, já que tendemos a utilizar esse tipo de produto por muitas horas seguidas. O Freebuds 4 entregou uma experiência agradável e confortável, o que considero um ponto positivo.

Continua após a publicidade

O estojo de armazenamento também é responsável pelo carregamento, garantindo muitas horas de música e proteção durante o uso. Lembrando que a alimentação dessa case é feita através de um cabo USB-C, disponibilizado na caixa.

Qualidade de Som

A qualidade de som do Freebuds 4 é muito semelhante ao que a Huawei entrega no 4i. Apesar de ter drivers maiores (14,3 mm), não notei grandes diferenças. Mas ressalto que isso, definitivamente, não é ponto negativo de nenhuma forma.

Continua após a publicidade

Os graves são bem executados e presentes nesse modelo, além de fortes e bastante encorpados. Em músicas em que esse tipo de característica era predominante, não notei quaisquer ruídos, chiados ou perda de qualidade sonora enquanto ouvia algumas músicas. As vozes também eram nítidas e não sofriam nenhum tipo de distorção, mesmo quando eu ouvia alguns podcasts em volume máximo.

Os sons de alta frequência (e agudos no geral) eram reproduzidos de maneira fiel e com excelência em praticamente todos os quesitos. Costumo ouvir bastante música clássica quando realizo esse tipo de teste em fones de ouvido. Por possuírem muitos detalhes nas composições, além da grande diferença de notas e tons presentes, consigo avaliar cada um desses quesitos de maneira bastante cautelosa.

A qualidade de som do Freebuds 4 é excelente. Seus graves e sons de alta frequência são reproduzidos de maneira fiel e cristalina.

Outra característica que chama bastante a atenção são os modos de cancelamento de ruído ativo e o “open-active”. Basicamente, esses modos oferecem supressão de ruídos externos analisando o local onde o usuário se encontra no momento, com uma pequena diferença entre eles.

Continua após a publicidade

O modo de cancelamento padrão utiliza os microfones para identificar os barulhos e emite uma frequência contrária para “abafar” o som indesejado. O “open-active”, além de utilizar as mesmas características do modo anterior, também detecta o formato da orelha do usuário enquanto está sendo utilizado, para assim aprimorar ainda mais o efeito de supressão.

Em ambos os cenários, consegui desempenho mediano. Já comentei em outras análises que, durante as sextas, temos uma feira livre na rua onde moro, um ambiente bem adequado para testar esse tipo de funcionalidade.

Diferentemente do 4i, em que foi possível perceber a diminuição drástica de barulhos, não senti esse mesmo efeito com o 4. Mesmo usando ele em ambientes menos ruidosos, conseguia ouvir de fundo o que estava acontecendo no ambiente, algo que me desapontou nesse modelo. Ressaltando que isso ocorreu devido ao fone não possuir cancelamento de ruído passivo, somente ativo.

Continua após a publicidade

O “open-active” também não funcionou muito bem comigo. Senti que não houve diferenças significativas, ou que justificassem a existência de dois modos de cancelamento no mesmo produto.

Ou seja: apesar da qualidade de áudio continuar sendo algo notável no Freebuds 4, o cancelamento de ruído ativo acaba não entregando 100% a sua proposta.

A ausência do cancelamento de ruído passivo no Freebuds 4 interfere, diretamente, na eficiência do cancelamento ativo.

Bateria e Conectividade

Continua após a publicidade

A bateria do Freebuds 4 cumpre exatamente com o proposto pela fabricante. Seus 30 mAh, aliado ao estojo de carregamento com 410 mAh, garantem até 22 horas (com cancelamento de ruído desativado) ou 14 horas (cancelamento ativo) de reprodução de músicas.

Para ser mais exata, os testes que eu realizei com o modo de cancelamento ativado e desativado foram de 02h45 e 04h10, respectivamente. Lembrando que nos testes realizados utilizei o volume em 50% da sua capacidade, sendo essas condições consideradas ideais para o procedimento.

Outro fator determinante para a duração da bateria é o Bluetooth ser a versão mais atualizada da tecnologia (5.2), garantindo maior estabilidade, duração e desempenho no pareamento.

Continua após a publicidade

O aplicativo da Huawei – AI Life – traz diversas opções de personalização do Freebuds 4:

  • Mudar os comandos de gesto;
  • Verificar a autonomia da bateria e case;
  • Ativar/desativar o cancelamento de ruído;
  • Alterar qualidade do áudio.

Apesar de ser um app disponibilizado fora das lojas oficiais, aconselho que o usuário — apesar da possibilidade de utilizar os fones sem ele — faça o download para ter acesso a mais opções.

Infelizmente, devido aos bloqueios determinados pelo então presidente dos Estados Unidos há alguns anos, várias barreiras foram criadas com intuito de impedir e dificultar o relacionamento entre as fabricantes chinesas, o que inclui também a atualização dos apps próprios utilizados nesses produtos.

Continua após a publicidade

Ficha Técnica

  • Altura: 41,4 mm;
  • Largura: 16,8 mm;
  • Profundidade: 18,5 mm;
  • Peso: cerca de 4,1 gramas;
  • Diâmetro: 58 mm (estojo);
  • Altura: 21,2 mm (estojo);
  • Peso: cerca de 38 gramas (estojo);
  • Cancelamento de ruído ativo e passivo;
  • Bluetooth 5.2;
  • Suporte a gestos por toque.

Concorrentes Diretos

Dentre as características apresentadas pelo Huawei Freebuds 4, alguns dos seus principais concorrentes são os fones Galaxy Buds+ e o Mi True Wireless, da Xiaomi.

Continua após a publicidade

Começando pelo Galaxy Buds, a qualidade de áudio é bastante semelhante ao Freebuds. Os graves são bem encorpados e fortes, já os sons agudos são nítidos e bem detalhados no geral. Ambos os fones possuem bom volume máximo para as músicas, e não perdem a qualidade mesmo estando em 100% da capacidade.

Uma das diferenças entre os modelos é a quantidade de microfones. Enquanto no Galaxy Buds Pro foram utilizados três microfones para captação do áudio, o Freebuds 4 conta somente com dois. Ponto para a Samsung.

O Mi True Wireless tem formato praticamente idêntico ao Huawei. O driver de 14,2 mm garante boa qualidade sonora, com graves e sons agudos excelentes. Ele também possui função independente em cada um dos fones, permitindo ao usuário utilizar somente um deles ou os dois ao mesmo tempo.

Todos os modelos contam com carregamento através do estojo, totalmente sem fios. Os preços dos produtos apresentados variam entre R$ 600 a R$ 900.

Conclusão

O Freebuds 4 é um ótimo fone de ouvido, com excelente qualidade sonora. Os graves preenchem a música de maneira equilibrada, sem roubar ou tirar a qualidade das outras características. As vozes são ouvidas com clareza, e os sons agudos não ficam distorcidos mesmo se escutados no volume máximo.

Atender ligações também não é nenhum problema. Mesmo na rua, com carros e pessoas passando do meu lado, pude ser ouvida com clareza e sem interferência de nada que ocorria por ali.

O app próprio é completo e conta com muitas opções para o usuário modificar, além de ser fácil e rápido de ser instalado. A única característica que fica devendo no produto é o cancelamento de ruído ativo, por não ser tão eficaz. Mesmo estando dentro de casa — que costuma ser um local menos barulhento —, alguns sons acabaram passando pelo fone, o que considero ponto negativo.

Mas apesar dessa questão, o Freebuds 4 tem mais qualidades do que defeitos e vale o investimento, com toda certeza.

E você, curtiu o Freebuds 4? Então corre no link abaixo para garantir o menor preço!